sábado, 22 de abril de 2023

Tempos de sobrecarga

 
Nesses últimos tempos, em especial porque parece que voltou tudo junto exatamente no mês de Março, eu tenho me sentido muito, mas muito sobrecarregada.
Sendo atingida por um cansaço físico e também mental, que está me deixando sem vontade de fazer nada das coisas que eu gosto.
Desde Março que mal estou escrevendo as histórias que tanto me completam e que tanto me fazem bem. Eu mal estou lendo direito e quando leio logo fico cansada. Não consigo parar para ver um simples porque a cabeça está tão cheia de tanta coisa e o corpo também.
Não vou dizer exatamente qual é o motivo, mas são realmente o acúmulo de muitas responsabilidades nas minhas costas. Creio que venha de um meses atrás, mas ainda estava dando para segurar um pouco, mas neste último mês caíram as últimas gotas que fizeram tudo transbordar.
A cabeça não descansa por causa das preocupações e o corpo não descansa também... Fazendo tudo virar uma enorme bola de neve!
Muitas preocupações, com meu trabalho, com meus livros, com outras coisas que faço e que está complicado de administrar porque tem momentos em que não dá mesmo para dividir.
Em específico em um dia da semana que isso se agrava, quando eu encaro praticamente três turnos de aula, sendo dois no meu trabalho e mais um como voluntária... E esse terceiro, por conta de falta de pessoal, ficou bem em cima das minhas costas.
Os outros, apesar de contribuírem para o excesso de quantidade de coisas - se é que isso faz sentido - não destruíram a minha saúde mental, pois em algum momento recente estive afastada dessas coisas, ou melhor, eu tive um tempo de férias delas.
Eu já estava começando a ficar preocupada comigo mesma, porque eu já estava sentindo tantas coisas ao mesmo tempo, fosse frustração, raiva, uma explosão senso de responsabilidade - se ninguém fizer, quem vai -, vontade de chorar, algumas noites mal dormidas.
E bem, nesta última semana, finalmente veio o preço: eu fiquei doente!
Cheguei em casa do trabalho já toda moída e me senti bastante culpada de ter que faltar o meu compromisso - o turno 3 -, mas por questão de saúde eu não fui. (É resfriado/gripe e o ambiente é cheio de crianças!)
Mas, olha como são as coisas né? É um coisa que tenho aprendido com o tempo é a diminuir a quantidade de coisas que eu faço, pelo bem da minha saúde mental e do meu tempo livre.
E bem, eu realmente estou repensando se devo continuar fazendo isso que faço apenas um dia na semana, mas é de grande responsabilidade, mesmo tendo gente achando que não, que é só ficar um horinha com um monte de criança que te chama o tempo inteiro.
Porque, sinceramente, eu sinto que apenas eu fico me preocupando e me matando, acabando com a saúde do meu corpo e da minha mente, enquanto tem gente que simplesmente olha pelo lado de fora e finge que se importa ou melhor, nem se importa.
Enquanto isso, cá estou, tentando conciliar e equilibrar tudo para que tudo funcione dentro da minha rotina, mas isso é impossível!
Eu só espero que esse período de tanta sobrecarga sobre mim finalmente passe, porque eu realmente passei do meu limite de aguentar tudo isso. E eu já aprendi que tem coisa que não vale a nossa saúde mental e muito menos a física!
 
 

Nenhum comentário: