terça-feira, 30 de março de 2021

Sobre cobrança de leitores e vida pessoal dos autores

Olá, pessoal! Como estão? Eu espero que bem!
Trago a postagem de hoje como uma reclamação e também algumas constatações e sim são sobre a minha vida de autora. Só não acho que entra como um "Precisamos falar sobre...", porque nem considero isso tão polêmico!
Como vocês sabem bem, tem uns bons anos - acho que desde 2013 - que eu publico as minhas histórias em plataformas online. E bem, acontecem algumas coisas que me incomodam desde sempre.
Uma delas é relacionada aos leitores fantasmas, que são as pessoas que leem a história bem escondidas e nunca aparecem e nem falar com você, num deixam nem um comentário sequer!
Bem, sempre convivi com leitores assim! É a coisa mais normal do mundo! (Se quiserem, um dia comento sobre melhor sobre eles.)
Enfim, de vez em quando os fantasminhas resolvem aparecer - surgir das  cinzas - e alguns são bem fofos e demonstram amor. Só que tem uns que... Bom... Eles só aparecem para cobrar! Mesmo!
Vou deixar no final da postagem a última que me aconteceu, que foi uma leitora da Contemporânea Erótica que simplesmente caçou meu instagram pessoal para me cobrar o capítulo da história. (E para quem não sabe, eu estava sem atualizar direito por razões pessoais, tanto de trabalho e de saúde, pois meus pais e eu também tive covid.)
Ai, eu fico me perguntando o porquê da pessoa nunca ter comentado seja no Wattpad ou no Nyah e querer vir me cobrar capítulo.
Não vou dizer que a pessoa não está no direito dela de vir cobrar, porque ela pode sim estar gostando da história e quer saber da continuação do resto. Entendo a ansiedade e tudo o mais! O que me pega mesmo é a forma como a pessoa vem te abordar. Normalmente, é como se você trabalhasse para ela e tivesse a obrigação de postar o capítulo porque ela quer.
Tudo é a forma como se fala! Citando os casos que me lembro, a pessoa sequer me cumprimentava, perguntava se eu estava bem. Só vinha cobrar mesmo! E isso é complicado! É foda!
Eu me cobro muito, em diversos quesitos e sim, meus livros são um desses!
São coisas que eu falo tem anos já: Você não sabe da vida pessoal do autor. Ainda mais nesse país em que viver de livros é muito difícil, é bem provável que aquele autor tenha um emprego formal para poder ter algum dinheiro - eu entro neste exemplo - ou ele estuda. Bom, ele tem uma vida além de escrever os capítulos e postar na plataforma!
Nem vou entrar aqui nos méritos do trabalho que cada capítulos postado dá, mas é sabido que leva um certo tempo também. Então, até aquele capítulo bonitinho lá para você ler teve todo um trabalho por trás, mesmo que o autor tenha o feito sozinha.
A única coisa que eu peço - para refletirem - é só ter um pouco de empatia! Se coloque no lugar do outro e se imagine sendo cobrado por uma pessoa que nunca nem falou com você? Pois é né!
A via Autor-Leitor é de mão-dupla, recíproca. Tente retribuir de alguma forma aquilo que o autor está lhe oferecendo: deixe um comentário, um voto, diga que está gostando. Não custa nada!
Quantas vezes já não achei que ninguém estava lendo o livro, pois não tinha nenhum comentário?
Eu sinceramente achava que ninguém estava lendo a Contemporânea Erótica, porque eu não recebo nada - e tudo bem, eu mal estou divulgando a história mesmo. 
E me surge essa leitora ai! Sei nem quem é e a pessoa vem me cobrar? É chato sabe?!
Como disse acima: Você pode cobrar, mas faça com educação. 
E também, faça a sua parte de leitor: Dê retorno ao autor, para ele saber que tem gente lendo.
Entenda também que o autor tem a vida pessoal dele e que podem acontecer os atrasos, a gente é humano também. E tá tudo bem!
Bem, era isso o que eu tinha para falar. Posso estar só sendo chata mesmo, mas é minha opinião!
Espero que tenham gostado e fiquem com o tweet que comentei sobre esse assunto no twitter.
(Inclusive, a pessoa me cobrou capítulo no dia que eu postei! Veja como é atenta né?)
Até a próxima!

  

Nenhum comentário: