sábado, 20 de março de 2021

Precisamos falar sobre... #29: Pirataria de livros e autores nacionais

 
 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu trazendo mais uma postagem desse tipo, dessa vez não tão urgente mas na verdade, é recorrente no meio literário, que é sobre a pirataria dos livros nacionais.
De vez em quando, especialmente no twitter, alguns autores aparecem descobrindo - em alguns casos até de novo - um novo site ou novo lugar em que os seus livros e e os de outros colegas autores estão sendo compartilhados gratuitamente e de maneira ilegal.
Algumas vezes são sites, outras são grupos de livros no Telegram, mas acaba sempre sendo a mesma coisa. Um monte de escritores chateados e putos com a situação.
E posso dizer, como autora também, que já tive o meu livro pirateado dessa forma. E olha, que é o livro que continua disponível gratuitamente para leitura. Sim, estou falando de O Diário da Escrava Amada. Depois que eu botei o livro na Amazon, magicamente achei uma versão em PDF pra download, do arquivo que eu diagramei para a Amazon. Eu mesma baixei, inclusive, só para testar.
E confesso que me deu um raiva, porque é só pelo prazer de piratear o livro.
Eu imagino os outros autores, tem muitos que vivem do que escrevem, ou melhor, conseguem pagar as contas com o que escrevem. Então, quando você pirateia o livro de um autor independente ou iniciante, é como se estivesse tirando o pão da mesa dele.
E é frustrante ver como os autores nacionais são desvalorizados, de uma forma geral, mas também nessa situação específica. A gente se dedica, se divulga, escreve nossos livros, para no fim, piratearem? Eu fico chateada e olha que os livros não são a minha principal renda, ou melhor, eu nem tenho renda com meus livros. Mais paguei para me publicar do que qualquer outra coisa!
E não sou o único caso de autora assim, vários são assim. E é sempre muito triste ver qualquer coisa que acontece, principalmente com os colegas autores.
E a questão não é nem que o livros sejam caros, o preço dos livros nacionais são bem em conta. Vários autores oferecem várias facilidades para comprar, como frete grátis. Já os livros de todos na Amazon têm um preço super em conta, as vezes dois reais, três reais.
Gente, eu tenho um livro na Amazon que está 7 reais, tem quatro anos que o livro está lá. Sim, é As Aventuras de Jimmy Wayn. Sabem quantos eu vendi nesse tempo? Apenas um ou dois exemplares!
Então, o que eu quero dizer com isso tudo?
Por favor, não pirateiem os livros de autores nacionais. Piratear os autores é piratear a nossa literatura e é também estar destruindo o trabalho de quem esta começando ou de que está ali, brigando pelo seu pequeno espaço no mercado editorial.
 
 

Nenhum comentário: