terça-feira, 16 de julho de 2024

Resenha #105: Luar em Odessa

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais uma resenha - pois é, uma pequena fase leitora tá rolando. O livro sobre o qual falarei hoje foi uma das minhas compras aleatórias da Bienal, nos estandes que tinham x livros por 50 reais e este foi comprado numa leva dessas.
Como já devem ter lido no título, o nome do livro é Luar em Odessa. Uma leitura que surpreendeu e meio deixou presa do início ao fim. Tanto que eu enrolei para terminar porque não queria que acabasse.
Vamos a sinopse e depois o que eu achei do livro.
 
Sinopse: Frustrada com a vida na Ucrânia pós-União Soviética, Daria começa a trabalhar como intérprete na Uniões Soviéticas, uma agência de namoros especializada em encontrar mulheres odessanas para americanos solitários. E é por meio das mensagens que troca na agência que a pacata vida de Daria se transforma de repente: ela acaba dividida entre a paixão por um mafioso irresistível e as gentis correspondências trocadas com um sensível professor americano. Um olhar irônico e divertido sobre os relacionamentos e nossos próprios desejos, Luar em Odessa é um romance sobre as escolhas e sacrifícios que fazemos na busca pelo amor e pela estabilidade. Livro no Skoob

Luar em Odessa conta a história (e é narrado) da Daria, uma jovem ucraniana e odessana que vive na cidade no período logo após o final da União Soviética. Ou seja, estamos no meio dos anos 90 aqui!
Daria vive num apartamento minúsculo com sua Boba (avó) e é formanda em engenharia, porém, ela trabalha como secretária numa empresa estrangeira chamada ARGONAUT, que é uma empresa de exportações de diversos produtos. Pode até parecer um trabalho ruim, mas foi o melhor coisa que ela conseguiu arrumar, que paga incríveis 300 dólares por mês.
Esse trabalho dá uma grande mudança de vida para ela, pelo simples fato de ela conseguir comer melhor, pois seu chefe Sr. Harmon lhe dá muitos presentes, obviamente, com segundas e terceiras intenções. Só que a Daria é a mestra em desviar de todas as investidas do chefe! (E ele morre de ciúmes dela nesse início!)
No meio dessa bagunça, ela ainda precisando de uma grana extra, começa a trabalhar numa agência de namoros para que americanos encontrem sua esposa na Ucrânia. Como Daria sabe bastante de inglês, ela acaba ficando como tradutora nas sociais (que é onde juntam todas as mulheres e todos os homens interessados) e em encontros mais reservados. Em certo momento, por insistência de Valentina (sua outra chefe), ela começa a se corresponder com alguns homens americanos. E assim, ela começa a pensar em melhorar de vida e por que não ir para os Estados Unidos?
Ela já conhecia parte da cultura por conta de uma de suas melhores amigas - Jane - vir justamente de lá e falar como tantas coisas eram diferentes... Isto enchiam os olhos de Daria.
A partir dai que a história se desenvolve! Vemos os dias da Daria, com a rotina de trabalho nos dois empregos, com a Boba abrindo sempre as últimas trancas da porta, com "amigas" traidoras que querem até acabar com o seu emprego. Todas as dúvidas e medos e pressões e ideais, todos misturados na cultura odessana, a qual somos inseridos desde a primeira página.
Apesar da pouca idade, a Daria é uma pessoa muito madura, talvez pela quantidade de coisas que passou na vida e olha que ela foi muito protegida pela avó!
Sinceramente, eu amei cada página e cada momento deste livro. A tradução fez com que a leitura ficasse leve e desse para passear nas páginas. Só não li mais rápido porque não queria que acabasse.
Neste livro percebemos como existem coisas que nós fazemos apenas pelos nossos sonhos, nossas vontades, mas que não sabemos melhor como realizar. Em certos momentos até anulando a nós mesmos só para poder se adaptar e ser aceito em um novo lugar. Em resumo, como a Daria se privou e se diminuiu por causa de homem mediano. Enquanto, por outro lado, tem a paixão avassaladora e que faz o coração dela palpitar e ter noites maravilhosas, mas que outras questões nunca daria certo.
Daria fica dividida entre Tristan - um "professor" de São Francisco; e Vlad - que um gangster de Odessa. Em muitos momentos ela fica na dúvida entre a segurança ou amor, que é o cada um dos dois pode lhe oferecer de melhor.
Com uma pequena garantia no pescoço, Daria vai atrás da segurança, mas logo vê que não é bem assim e tudo se torna mais difícil ainda. Ela fica menor, perde sua personalidade, só para se encaixar. Contudo, em certo momento, depois de um reencontro inesperado, ela decide sair da inércia.
E ai, chegamos ao final do livro, que foi um final bem satisfatório na minha opinião! Onde Daria percebe que é suficiente apenas com sua Boba, seu novo presente e os amigos que fez nesse caminho.
Ela volta a trabalhar na Argonaut, ainda com o David - Sr. Harmon -, na companhia de conversas sobre tudo e um café recém-feito.
Luar em Odessa se tornou um dos meu livros favoritos da vida, porque ele é tão rico e tem tantas nuances que não dá para falar numa simples resenha!


Avaliação:
 
Bem, pessoal, é isto!
Já conheciam este livro? Gostaram de saber mais sobre ele? Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: