sábado, 20 de julho de 2024

Dicas para escrever: Regrinhas para boa convivência como autor na internet

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou hoje trazendo mais uma postagem com nossas dicas para autores, que se chamam "Dicas para escrever", mas em certos momentos acaba virando sobre coisas relacionadas fora do ato de escrever.
Enfim, este eu já tinha ideia já faz uns bons anos, mas só resolvi escrever sobre agora.
Refleti melhor sobre e listei os seguintes tópicos sobre os quais vou comentar aqui. Sendo que a maioria são de coisas que já vi acontecendo e já me incomodaram nestes meus anos como autora presente (e cronicamente online) na internet.
Enfim, dessa vez até usei a palavra regras, mas tudo aqui não deve ser levado de forma tão radical.
Sem mais enrolar... Bora lá!

Não divulgar seu link em DM dos outros ou em postagens do autor

Uma das coisas mais chatas que já me aconteceu em rede social foi de autores aparecem via mensagem direta (DM) ou comentar em postagens minhas normais, sempre mandando aquele link não solicitado.
Não é só chato, mas é bastante inconveniente! Confesso que, quando um autor faz isso, a coisa que eu menos tenho interesse é de clicar no link para conhecer o livro dele.
Pode ser que tenha gente que goste, mas eu não gosto! Tanto que eu não divulgo meus livros desta forma, acho péssimo!
Para mim não é nem estratégia de marketing, é de anti-marketing. Vai matando o livro aos poucos, ainda mais que esse tipo de mensagem é sempre aquela super genérica e que a pessoa só copia e cola o texto e manda para a lista de amigos inteira.
Sério, não faça isso! Pelo bem do seu livro e da sua carreira de autor! (Que já é muito difícil por si só!)

 

Não saia divulgando igual um desesperado

Esta aqui confesso - com muita culpa - que eu já fiz, mas eu era jovem e queria leituras nas minhas histórias nas plataformas - como Nyah e Wattpad. Não me orgulho!
Isso geralmente acontece quando estamos com algum lançamento, seja só de um capítulo de atualização ou de publicação de alguma obra. A vontade que rola é de divulgar em todos os lugares possíveis e de vez em quando, pode rolar um exagero.
Claro que comentar em algumas postagens que o povo pede recomendação de livro uma vez ou outra, até vai. Colocar em alguns grupos, até vai também!
Só cuidado para não sair comentando em 300 postagens ou em 300 grupos, porque pode acabar parecendo que é um desespero. (Posso só estar sendo cuzona, na minha visão!)
E como vivemos sendo julgados na internet o tempo todo, alguns podem pensar nisso.
 

Não jogue hate gratuitamente

Essa daqui é uma dica de boa convivência para a internet de uma forma geral.
Independente da situação: Não jogue hate nas pessoas!
Vou exemplificar: Uma pessoa pode deixar uma crítica negativa (e destrutiva) sobre sua obra e ai, como "vingança", você pede aos seus leitores para irem no perfil dessa outra para xingar horrores.
Pode até parecer só uma situação hipotética, mas eu já vi acontecer. Obviamente, pegou super mal para a tal autora - que num lembro o nome.
Então, se qualquer situação mexer um pouquinho com você, evite ir lá responder e retrucar. É sério!
Obs: É diferente de você responder a tal crítica agradecendo e só. (Porque tem autor que diz que é errado o autor responder resenha, mas eu sempre que vejo respondo!)
 

Evite divulgar seu livro em grupo de leitores de outro autor (com ressalvas) 

Essa aqui já aconteceu no meu grupo de leitores e eu fiquei foi é muito puta!
Gente, respeito ao espaço de leitores do outro autor. Ali é um lugar que deve ser o foco deste autor, nos lançamentos deles, os projetos dele e os leitores dele. A ideia que se tem ao criar um grupo para os leitores é poder ter uma interação mais próxima e poder contar as novidades e até curiosidades.
E tem autores que são leitores de outros autores... Imagina você num grupo de um autora que gosta e ai surgem diversos outros autores para divulgar sobre a obra deles? Assim, em certo momento, o grupo acaba se tornando só link de divulgação e as pessoas nem olham mais. Se o autor dono não colocar regra, pode ter certeza que vai virar bagunça.
No meu caso, eu tive que colocar regras e impedir isso, porque tem muita gente é sem noção.
Neste exemplo, se você sentir a real necessidade, talvez porque os públicos ou temáticas sejam parecidas - do seu livro e dos livros do autor do grupo - vale a pena você chegar para ele no privado e perguntar se pode divulgar.
Pode ter certeza que o autor não vai te barrar, só porque você teve a decência de perguntar e se importar! Digo isso, porque eu faço isso quando necessário!

 

Evite se envolver em tretas

Essa se relaciona até um pouco com a de tacar hate, mas é bom a gente se manter longe de situações complicadas.
Então, se alguma treta começa a rolar, tente ao máximo evitar de opinar sobre ou jogar mais lenha na fogueira, ainda mais que tudo na internet acaba tendo proporções maiores do que realmente costumam ter.
Ainda lembro uma vez que comentei sobre um assunto polêmico/treta da vez, especificamente sobre uma autora e um livro onde ela banalizava escravidão (foi até aqui no blog, num "Precisamos falar sobre...") e pouco depois vieram me perguntar se eu era a autora deste livro, tudo porque eu tenho um livro com um nome um cadinho parecido. Olha a merda!
Assim, algumas coisas não tem como comentar, mas só fazer com um cadinho de cautela, porque nunca se sabe né?

 

Guarde algumas opiniões (polêmicas geralmente) para você 

Essa daqui se relaciona com o anterior e o do hate, porque tudo aqui é um efeito dominó.
Infelizmente, diferente dos outros dois, aqui, nossas opiniões que são apenas isso - opiniões - podem tomar uma proporção maior. Ai, acaba virando uma fonte de treta e de hate.
Na vida, a gente acaba aprendendo que algumas opiniões temos é que guardar para nós mesmos e no máximo compartilhar com quem é nosso fechamento. haha
Porque se eu fosse comentar sobre 90% de algumas opiniões literárias que eu tenho, especificamente sobre o mercado independente, eu ia implodir a minha carreira sozinha... O mais light dessas, que eu até falo mais abertamente são sobre algumas ilustrações de livros que eu acho simples feias e desproporcionais. E fico pensando que talvez seja culpa de ter um irmão desenhista que eu seja assim!
Mas, ai, não dou nomes ao bois, então ninguém, sabe quais são as ilustrações que acho feias, só sabem que as acho feias mesmo. Melhor evitar a fadiga neste caso!
Eu vejo muitas coisas que eu realmente prefiro não falar e é melhor assim! Então, dou esta dica por aqui também: Mais vale ter paz do que estar certo!
 

Bem, pessoal, é isto!
E ai? Concordam ou discordam de algumas coisas que falei aqui?
Lembrando que boa parte disso são baseadas nas minhas experiências como autora e eu não sou a voz da razão. Podemos discordar amigavelmente aqui! Fiquem à vontade para comentar!
Até a próxima!
 

Nenhum comentário: