sábado, 24 de fevereiro de 2024

Precisamos falar sobre... #38: Nem tudo é sobre pauta ou cancelamento

 
 
Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem!
Cá estou aqui para falar sobre algum assunto meio polêmico e dessa vez relacionado ao BBB 24, mas que foi só o gatilho o pensamento para poder discursar aqui. Antes de começarmos quero deixar um disclaimer que as opiniões de BBB tem prazo de validade. Tem validade de cinco minutos!
Espero que consigam entender sobre os meus pensamentos... Bora lá!
Desde o BBB20 ficou muito claro como os posicionamentos de alguns participantes do programa contribuem para a saída deles no paredão. Os exemplos mais claros são da Karol Konká, Lumena, Nego Di e Projota no BBB21. E também da maioria dos homens no BBB20.
Não estou dizendo que isso não pode ser um critério para eliminação, é apenas um deles e existem outros. (Entendo que todas as atitudes citadas aqui realmente foram muito problemáticas mesmo!)
Como se tornou uma coisa comum em edições seguidas, até quem está dentro da casa fica pensando em motivos que poderiam ser a razão do cancelamento e para a saída.
Porém, na edição 24, nas eliminações mais recentes nem foi tanto assim. A do Juninho nem posso afirmar tanto, mas pelo meu entendimento ele não assediou a Alane, da forma que ela quis pintar. Mas o Marcos saiu porque deu um mega azar - ou foi burro - de cair no paredão com dois favoritos da edição: Davi e Isabelle.
Nessa última semana, tivemos a quase eliminação da Fernanda, mas a torcida - eu inclusa - conseguiu virar a votação e quem saiu foi a Anny. E bem, entendo que a Fernanda tenha as falas problemáticas dela, porém acredito que ela seja uma pessoa muito mais real e que não seja forçada como boa parte deste elenco. Ela ficou porque está rendendo dentro do programa.
Essa coisa de ter a parte "boazinha" e parte "mázinha" do elenco já deu no saco desde sei lá quando. Geralmente a parte boazinha acaba se achando as perfeitinhas e que nunca erram e estão brigando contra o mal. (Que mal? Eu me pergunto!)
E bem, tanto a eliminada da semana quanto as amigas dela lá dentro ficaram meio que sem entender o motivo da saída. As do lado de dentro acabaram entrando em parafuso porque ficaram buscando o que a "fulana fez de errado" para o público eliminá-la. E ai que está: Ela não fez nada! Era planta e saiu porque queriam que a outra pessoa ficasse.
E o quero levantar justamente esse ponto aqui, de que nem sempre é sobre alguma pauta ou envolve algum cancelamento. É impossível sermos perfeitos o tempo inteiro, não acabar soltando alguma fala problemática, falando sobre alguma coisa ou alguém. Confesso que até eu faço isso de vez em quando, a questão é que não tem uma câmera me filmando 24h por dia. Sempre tomo cuidado e me observo para corrigir essas coisas quando cometo.
Outro detalhe, é que com as redes sociais essa questão de ser cancelada por falas ou opiniões - que são apenas isso em algum momento: opiniões - acabam privando-nos de sermos nós mesmos. Ainda mais eu como uma pessoa que divulga o trabalho aqui na internet, tomo 200x mais cuidados com o que comenta e posta na internet.
Viver pisando em ovos ou ser cancelada e com isso "acabar com a sua vida"... Tudo isso porque tem gente que está sempre de olho, só esperando você escorregar e cair.
Uma coisa que eu percebo muito é que muitos tem um problema sério de interpretação e de não saber separar os contextos/recortes. Falo isso ainda com mais ênfase com relação aos meus livros (e mídias num geral)!
Quantas vezes já não recebi mensagens e resenhas sobre meu livro O Diário da Escrava Amada me acusando de romantizar sei lá quantos temas ou que até o universo da história não faz sentido.
Isso sem contar quantas destas não chegaram a ler só com o propósito de encontrar essas coisas para ir reclamar... Sendo que tem o aviso enorme de gatilhos na sinopse do livro.
Eu fico muito triste de ver várias pessoas que não conseguem mais simplesmente assistir a uma série ou filme sem encontrar as pautas ou motivos para cancelar aquela obra. Ou quando simplesmente se interessam por uma obra quando ela tem a temática X ou Y, geralmente acontece com algo LGBT.
Nem tudo é sobre isso sabe?
Vejam porque chamou atenção com outras coisas que não envolvam as temáticas, mas sim sobre outros aspectos que deixam essas coisas mais ricas.
Quantas coisas boas não acabam sendo perdidas justamente por ficar com cabeça tão presa nessa coisa de pauta ou de cancelamento?
Enfim, vou terminando minha reflexão por aqui.
E ai? O que acharam? Concordam ou discordam? Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: