sábado, 19 de agosto de 2023

Top 5 #87: Filmes onde moram minha alma "Feminista"


 
Olá, pessoal! Como estão? Eu espero que bem!
Cá estou hoje trazendo mais um Top 5, dessa vez acabou sendo sobre filmes de novo - porque essa foi a temática do último -, mas não faz problema, porque é outra coisa sobre eles.
Desde que me entendo por mim, me considero feminista. E o pior é que não foi um pensamento que fui aprendendo, mas sim uma coisa que sempre tive. Talvez tenha um pouco de influência para eu ser assim, mas é um misto de "sempre fui" com mistura de "fui influenciada".
Mas, uma coisa é fato, boa parte da minha alma feminista mora em alguns dos meus filmes favoritos e resolvi listar os principais nesta ideia.
Então, bora lá!
 
5- Mulan
Esse daqui é deveras óbvio, mas acho que o primeiro filme que eu vi no cinema ser sobre uma mulher que se disfarçou de homem e foi no lugar do pai na guerra com certeza tem algo a ver com eu ser feminista né? Todos amamos a Mulan.
 
4- Legalmente Loira
Esse aqui causa controvérsias, mas considero um filme feminista e que me influenciou muito. Ele quebra o estereotipo da loira burra e também a personagem do livro entende que não precisa daquele namorado bucha dela para ser feliz, alias, ela vira amiga da atual do ex - que vira ex dela também.
(Sem contar todas as outras coisas que o filme aborda!

3- Miss Simpatia / Ela é o cara!
Esses dois aqui também tem um lugar especial no meu coração.
O primeiro por ser com uma agente, mas ela tem que disfarçar num concurso de beleza e todos os conceitos que ela tem sobre as mulheres mudam... Até dela mesmo. (Uma pena que eles cagam no segundo filme isso.)
Já o segundo é inspirado numa obra de Shakespeare numa versão moderna. A personagem finge ser o irmão gêmeo para poder jogar futebol, tudo isso numa escola só para meninos. Isso porque na escola dela o time feminino foi todo tirado, por outros motivos.


2- Qual seu número?
Esse aqui também é um dos meu favoritos e acho que ele reverte muita coisa que nós acreditamos... Ou melhor, que enfiam na nossa cabeça.
A personagem do filme, depois de ler uma matéria daquelas revistas femininas, descobre que o "limite" de parceiros que uma mulher pode ter são 20. Quem passa disso acaba não casando e tudo o mais.
Ela passa boa parte do filme tentando voltar com os ex, que o são por um motivo, mas no fim ela desencana disso e só resolve ser feliz.

1- Para sempre Cinderela
Esse daqui é literalmente da minha infância e de uma época que a gente num era saturado com filmes de Cinderela.
Enfim, mas é uma leitura interessante da história, pois o filme segue de uma forma tão leve o tempo todo. Nós vamos a Danielle e o Henry se apaixonarem de uma forma tão natural, eles realmente vão se conhecendo e tudo o mais. Claro que tem a parte da rivalidade dela com as irmãs e madrasta, mas mesmo assim tem um lugarzinho na minha alminha de feminista.

 
Bem, pessoal, é isto!
E ai? Tem algum filme que consideram como formador de alguma parte da personalidade de vocês?
Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: