terça-feira, 8 de agosto de 2023

A prateleira lotada de quem não lê


As pessoas leitoras tem gostos bastante estranhos! Já vi rolando por ai que comprar livros e lê-los são coisas completamente diferentes. E eu não poderia concordar mais com isto, ainda mais na minha atual conjuntura: uma estante lotada, mas não estou lendo nada. (O bloqueio da escrita acabou passando para a leitura também!)
Claro que todos os livros (e também mangás) que eu compro, o faço na intenção de ler, porém acaba sendo bem mais do que o meu ritmo de leitura como escritora e pessoa assalariada me permite.
E acredito que passamos por estes mesmos altos e baixos até na leitura. Bom, acho que é até pretensão demais falar pelos outros, mas digo por mim, ao menos. Tem momentos em que eu realmente estou sem vibe de para ler, seja porque estou escrevendo demais ou porque algum livro acabou me provocando uma ressaca literária... Geralmente, com um livro que eu não gostei.
Enfim, não vou ficar aqui levantando os fatores e as desculpas para eu ser a vergonha de blogueira que está desde sei lá quando sem postar uma resenha decente neste blog.
Confesso que vejo a minha estante cheia de livros, alguns eu li, mas a maioria não e me bate um cadinho de desespero de que talvez eu tenha livros demais e que eu nem consiga ler tudo isso. Para piorar essa situação, a Bienal do Rio é já no mês que vem e nem estou querendo comprar muita coisa, mas como é né? Ainda vai ter uma coisinha ou outra!
Mantenho aqui a prateleira lotada, com livros que eu comprei de 2019 para cá e que nem li a metade ainda. Isso só falando dos livros físicos! Dá um desespero, mas por outra lado fico feliz, pois muitos destes são de colegas autores e é sempre bom prestigiar o trabalho deles.
Dessas leva da minha estante, claro que alguns livros já foram e outros chegaram, porém sempre tem uma pilha bem maior de livros para ler do que lidos.
Quem sabe um dia eu consiga ler todos eles. Vou indo aos poucos e um dia chego lá... E pode ser que alguns desses sejam passados para frente antes que eu chegue a ler.
O que importa é que a estante esteja sempre recheada de histórias e sempre se renovando com elas!

 
 

Nenhum comentário: