terça-feira, 11 de julho de 2023

Tag: Perguntas para escritores


 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Trazendo mais uma tag hoje aqui no blog e por que não aproveitar para falar um cadinho sobre o meu eu escritora. Eu vi essas perguntas rolando no twitter, que foi uma outra autora que postou. Mas, eu meio que sou boomber e não gosto do esquema do twitter de ir dando quote para responder as perguntas e bom, acaba que logo as respostas se perdem.
E como achei as perguntas bem legais, resolvi trazer para cá para responder tudo de deixar compilado e guardado. Para quem me conhece, podem até ser perguntas bestas, mas fica ótima para quem não me conhece. (E porque sempre acabo passando da quantidade limite de caracteres dessa rede social.)
Vou deixar o tweet original logo ai em baixo e depois vamos para as perguntas!
 

 
1 - Qual foi a sensação de escrever seu primeiro livro? Ou, caso ainda esteja escrevendo, qual está sendo a sensação?
Tem tanto tempo, mas eu me lembro que estava apenas escrevendo uma história que eu brincava bastante. Nem vou entrar nos detalhes de como isso se relaciona com os problemas que eu tive justamente nesse período.
Porém, por outro lado, eu comecei a reescrever este livro lá no começo de 2020 e é a sensação mais gostosa do mundo poder revisitar essa história e esses personagens que amo tanto!

2 - Escrever é um hobby ou um trabalho para você?
Eu já encaro como um trabalho, mesmo que ele ainda não me dê o retorno financeiro que eu gostaria. Sou mais uma da leva que "paga para trabalhar" com os próprios livros.

3 - Escrever profissionalmente sempre foi seu sonho, ou acabou se tornando ao longo da sua vida?
Acabou se tornando com o tempo. Imagino que lá pelos 16 anos que eu percebi que talvez tivesse jeito para a coisa e decidi que ia me dedicar para isto!

4 - Quais gêneros prefere escrever? Por quê?
Eu costumo gostar de explorar alguns gêneros diferentes, mas os que eu prefiro mesmo são o Romance e a Fantasia, que são inclusive os dois gêneros que eu mais leio.

5 - Qual seu livro favorito dos que escreveu? Só vale escolher um!!!
Vai ser meio óbvio, mas sim, são elas: As Super Agentes.
Minha filhas, minhas meninas, meu tudo, minha razão de viver e é onde mora a minha alma de escritora.
(Me dói realmente ter que escolher um só!)

6 - Quais suas maiores inspirações na literatura nacional?
Meio clichê falar isso, mas acho que a Clarice Lispector e também o Sérgio Klein e Thalita Rebouças.
Se for contar com o os colegas, eu citaria Luciane Rangel, Juliana Leite, Lari Lourenço, Lena Guimarães e Helo Amatto.

7 - Você já escreveu se baseando em experiências da sua vida, ou seus livros sempre se distanciam de sua vivência?
É um meio termo, porque eu tenho algumas histórias que são baseadas e muito na realidade, enquanto outras eu tiro da minha cabeça, misturando com muitas influências do que gosto de assistir.

8 - Você já matou algum personagem? Se sim, qual a sensação? Se não, tem algum personagem que se arrepende de não ter matado?
Eu não sou o tipo de autora que sai matando por ai tantos personagens. Mas os personagens que eu matei... Nossa, é só desgraça!

9 - Por que você escreve? (Sim, essa pergunta é do tipo existencial)
Eu já respondi essa pergunta algumas vezes, mas creio que eu escreva para me sentir completa de alguma forma, para eu não surtar, para eu poder lidar com o mundo... Contar a minha visão de mundo através dos meus personagens, trazendo histórias que inspirem ou deixem as pessoas felizes.
Escrevo as histórias que eu queria muito ler, então por que eu mesma não as contar não é mesmo?

10 - Quantos livros já escreveu? Quantos estão completos? Quantos estão em andamento? Quantos abandonou? Quantos publicou (pode ser em formato físico ou ebook)?
De completos, tenho sete: Os três volumes de As Aventuras de Jimmy Wayn; O Diário da Escrava Amada; Contemporânea Erótica; A Filha do Conselho e a Primeira versão de As Super Agentes.
E tenho uma penca de contos escritos, desde a época que participava de um grupo focado nisso, até o meu projeto do ano passado "12 Meses com Minorin" que me rendeu 12 conto inéditos.
De incompletos, eu perdi a conta, pois já comecei muita coisa nesta vida e parei no meio.
E de publicados, temos dois volumes do Jimmy e O Diário da Escrava Amada. Ainda pretendo publicar o JV3 e a Contemporânea Erótica este ano.

11 - Você escreve ouvindo música? Cria playlists para cada livro?
Sim, na maior parte das vezes, só para não dizer sempre. E geralmente a música não tem nada a ver com a história, é só para ficar entretida com algo além da escrita.
E depois do DEA, passei a fazer playlists para as histórias, mesmo que 90% das músicas mal tenham nos streamings de música direito. Porém, eu tenho música originais escritas para algumas das minhas histórias mais antigas.

12 - Até hoje, qual foi seu maior desafio como escritor?
Acho que é manter um bom fluxo de escrita, pois existem épocas que eu realmente tenho um pico de escrever muito e depois fico um tempão sem escrever nada.
E também eu queria muito conseguir ter uma meta diária de escrita maior, pelo menos umas mil palavras num dia. (Que é o que eu faço quando tenho um dia bom!)

13 - Até hoje, quais suas maiores realizações e conquistas como escritor?
As publicações dos meus livros solo, tudo de forma independente e depois a abertura da minha editora, junto com meu conje: Herói.
E é sempre uma realização quando a gente conquista aquele leitor ou quando a gente participa de um evento legal. Não queria citar, mas tem a história do avental também!

14 - Você já publicou com editora? Se não, sonha em publicar?
Sim, quando participei de antologias lá por 2014/2015. Não foi ruim, mas também não foi a melhor experiência. Alias, ser organizadora de antologia também foi uma péssima experiência para mim.
Prefiro ter a minha editora para publicar meus livros mesmo.

15 - Você acha que seu livro seria melhor adaptado para filme ou série? Por quê?
Vou roubar aqui, mas meu sonho de princesa é ver alguma das minhas histórias ser transformada em animação. Acho que elas muito essa carinha de desenho mesmo, porque é um dos gêneros de filme que mais gosto de assistir.

16 - Tem algo que você se arrepende de ter escrito? Por quê?
Talvez alguns dos contos da época do Café com Letra... Tem algumas coisas daquela época que eu vou deixar no limbo do Nyah mesmo, porque é bem ruim!

17 - Tem alguma história inusitada envolvendo escrita?
Além da história do avental, que acho que essa a maioria acaba conhecendo, mas eu tenho uma até engraçada.
Na feira de empreendedores do meu trabalho no ano passado, estava expondo meus livros e do nada veio uma menina falando o quanto o livro era bom, que ela tinha lido e gostado muito... Só que ela tinha lido o PDF e eu perguntei na cara dela mesmo, sem acreditar. A garota ficou surpresa por eu ser a autora e ficou morrendo de vergonha, mas no final ela comprou um livro comigo para se redimir.
Inclusive, ela é minha aluna este ano! haha

18 - Escolha dois autores (nacionais ou internacionais) que acredita que combinam mais com o seu estilo de escrita.
Nossa, isso é difícil! Mas eu citaria a Luciane Rangel, a Thalita Rebouças e a Natalie Jane Prior. A energia de algumas histórias delas são bem semelhantes com as minhas.

19 - Tem algum sonho que ainda não alcançou como autor e gostaria muito de alcançar?
Meu grande sonho como autora é poder pagar alguns boletos com meus escritos e quem sabe, sonhando mais alto, fazer disso o meu trabalho mesmo e a minha fonte de renda.

20 - Qual é sua relação com as redes sociais para divulgar seus livros? Há algum motivo para agir assim?
Eu gosto muito de usar redes sociais para divulgar, mas eu sofro muito por causa dos benditos algoritmos, pois eles cortam todo o meu alcance.
Tento ter algumas ideias diferentes para fazer as divulgações... Gravo vídeos, faço Moda Personagem, posto trechos, mas nem adianta tanto.
Tudo isso me frustra muito e acabo que eu desanimo para divulgar e tudo isso se torna um clico sem fim! Rindo de nervoso!
 
Bem, pessoal, é isto! Espero que tenham gostado dessa tag costurada que eu peguei no twitter.
Outros autores fiquem avonts para responder viu?
Até a próxima! 

Nenhum comentário: