sábado, 11 de março de 2023

Criatividade tem fim?

Durante o ano de 2022, para quem não sabe, trabalhei em contos inéditos praticamente o ano inteiro.
E para quem trabalha com criatividade e processo criativo sabe como é difícil se manter com a mente ativa e produzindo coisas. E ai fica a questão: A Criatividade pode ter fim?
Se pensa muito que esse tipo de coisa possa ser finita, porque encrustam em nossas cabeças de que uma hora o tempo vai acabar e as responsabilidades da vida vão vir e ai não vai sobrar mais nada. 
E de alguma forma, acabamos acreditando nisso...
Existem momentos em que a vida simplesmente nos atropela! São os estudos, trabalho, vida pessoal e pode até ser que não sobre tanto tempo para pensar nas ideias, nem conscientemente ou inconscientemente, porque já tem uma parte toda lotada de seja lá o que for.
Porém, a criatividade é uma coisa bem volátil! Realmente existem momentos em que ela pode sumir e demora a voltar, mas tem horas que ela está ali presente e gritando. Ela só se afasta um pouquinho, mas desaparecer nunca!
É possível fazer coisas para que a criatividade esteja sempre presente, para que não esqueçamos de como fazê-la trabalhar para nós.
Mas outra coisa que sempre me pego perguntando é se eu atingi o ápice da minha criatividade? Será que eu já fiz a coisa mais criativa da minha vida e não vou fazer mais?
Claro que tem uma época que entendo claramente como a da minha criatividade mais aflorada, mas para mim, ela nunca acabou e nem nunca acho que vai.
Ela sempre me mostra que está ali e que vamos ficar juntas para sempre. Trazendo para mim ideias que acabam se tornando histórias e outras coisas de arte que eu gosto de fazer.
A criatividade não tem fim, ela sempre se renova, porque sempre estamos em contato com coisas, pessoas, o resto do universo... E ele se renova... Assim como a criatividade faz! E ambas são infinitas!

(Um trecho do vídeo que me inspirou este texto!)
 

 
 

Nenhum comentário: