sábado, 26 de fevereiro de 2022

Resenha #81: Últimas Luzes - A Aliança

 
Olá, pessoas! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou hoje para trazer mais uma resenha para vocês, dessa vez mais um da autora Juliana Leite - que é um dos projetos do ano ler os livros dela que estão faltando. O da vez é o primeiro livro da dualogia distópica da autora, Últimas Luzes: A Aliança.
Confesso que é irônico ter lido e estar fazendo esta resenha justamente neste momento da história mundial, que é a declaração de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Vocês vão me entender durante a resenha.
Vou colocar a sinopse e depois comento a leitura.
 
Sinopse: Após a 4ª Guerra Mundial nossa civilização não mais existe. Grande parte dos poucos que sobreviveram vivem em aldeias afastadas sob o comando de duas organizações que lutam por poder.
No lado ocidental um jovem casal tem sua aldeia dizimada e se perdem um do outro.
Ester vira uma agente da Aliança, decidida a reencontrar o noivo. Quando descobre está no meio de uma trama que envolve poderes, lendas medievais e laços que permeiam milênios.  Livro na Amazon / Livro no Skoob
 
Últimas Luzes se passa num futuro distópico, após a quarta guerra mundial e a maior parte da Terra está praticamente inabitável, por conta de ter sido nuclear, sobrando apenas parte da América do Norte, parte da Eurásia e uma parte da América do Sul. E temos duas grandes potências no mundo que são a Aliança (localizada no território dos EUA e do resto das Américas) e a União (localizada na antiga Rússia e adjacências).
Ester vive numa região próxima dos Andes, que ficou com pouca, numa pequena aldeia. Ela vive com o noivo Pietro e de família só tem a mãe. O local é bastante precário.
A história começa quando a aldeia de Ester é ataca pela União. Ela encontra a aldeia destruída e ao ser capturada é jogada num carro, amarrada e com um saco na cabeça. No meio do caminho, ela escapa e acaba no meio do deserto e não tem para onde ir. Ela vaga por dias no deserto até ser encontrada por Erick, que é um agente da Aliança. Ela é levada para a Base Sul da Aliança, que fica perto dali.
Ester fica lá por uns dias, recebe tratamento médico e sem muitas opções, decide participar do treinamento para virar agente. Ela tem a certeza de que sua mãe está morta, mas ainda tem esperança de encontrar seu noivo e este é o único motivo para ela se tornar agente.
E a história começa a desenvolver dai. Conhecemos outros membros da Aliança, como o Lucca, a Ana, o Heitor. Descobrimos também sobre as coisas terríveis que a União faz, pois Erick, que era um ex-agente da União e desertou, acaba contando.
Outra coisa que eles acabam descobrindo é pessoas com poderes dos elementos naquela região (e até alguns da União) próximo a base. E ao ir investigar, eles descobrem que ter relação com uma pedra.
E aonde a gente viu isto em outra obra da autora? Exatamente: em Entre Vidas.
Uma das melhores coisas deste livro é que ele tem relação com a Saga Entre Vidas. Tanto que até uma das encarnações da protagonista da série, mas os protagonistas deste livro são filhos deles. Não vou contar qual encarnação para não estragar a surpresa.
Mas, eu adorei como a autora amarrou este livro com a outra saga. A visão política da distopia acaba sendo realista até demais e este é outro ponto positivo do livro. Nós vemos as claras diferenças entre a Aliança e a União, sendo uma mais liberal e a outra mais conservadora.
Outra coisa positiva é o poliamor presente no livro, então sim temos um trisal maravilhoso e que se ama muito. (Adorei não ter que preocupar com quem a mocinha escolhe, porque ela quer os dois e os dois se querem. E é isto!)
E em como todas as obras da autora, você fica presa na história e apaixonada pelos personagens. A história vai se desenvolvendo e não quero contar para não estragar a surpresa de quem for ler.
Últimas Luzes é tudo o que tem de melhor nos livros da autora, com romance, ação e uma pegada histórica. Quem estiver querendo ler uma distopia diferente, este livro é uma boa pedida.
Estou ansiosa para ler a continuação já, vou ler logo.
 
Avaliação:

Bem, pessoal, é isto! 
Já conheciam o livro? Comentem ai!
É interessante ver essas versões do nosso mundo no futuro, na minha humilde opinião.
Em breve, haverá a resenha do segundo livro, porque eu vou ler logo.
Até a próxima!

 

Nenhum comentário: