sábado, 20 de outubro de 2018

Resenha #45: A boneca Abayomi e a Fada Luz Divina


Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem!
Cá estou eu aqui hoje trazendo mais uma resenha para vocês. Dessa vez é de um livro diferente do que costuma ter aqui no blog.
Dessa vez é de um livro infantil e de uma das Mulheres Reais, alias, de duas: Vera Lúcia  Alves de Oliveira e Dirce Amaral Moreira, o livro é A Boneca Abayomi e a Fada Luz Divina.
Segue a sinopse e depois eu comento um pouco o que achei.
Sinopse: Abayomi são bonecas de pano, confeccionadas por mulheres negras, na travessia dos mares, na época da escravidão. Eram feitas com pedaços de suas saias, com nós e para tranças, para acalentar a dor e sofrimentos de suas crianças.
Significa aquele que traz felicidade e alegria.
A história: A Boneca Abayomi e a Fada Luz Divina foi inspirada no poema de Dirce Amaral Moreira, que junto com a autora integram o Grupo das Fadas Brilhantes Diamantes.
O livro nasceu da necessidade de contar um conto de fadas, essa história de amor e resistência vivida na época da escravidão.
Que Abayomi possa tocar sua alma e seu coração e fazer desse momento de leitura - Um encontro Precioso.

A começar que esta história é inspirada na poesia Boneca Abayomi da Dirce, que é a Fada Luz Divina. E a Vera, que uma das organizadoras do Mulheres Reais e também é uma das Fadas Brilhantas Diamantes.
Todo o movimento das Mulheres Reais fez a distribuição de Abayomis nos lançamentos na FLIP 2018 e na Bienal São Paulo 2018, onde foram publicadas as antologias Construtoras do Bem e Caminho do Diálogo.
Abayomi é uma boneca feita de pano, que as negras faziam para seus filhos dentro do navio negreiro, como uma pequena forma de acalentar os corações sofridos.
E é sobre isso que a poesia e o livro tratam. Mas, vou em focar na parte da narrativa.
A história começa coma Fada Luz Divina na colônia das Fadas Brilhantes Diamantes e a fada acaba sendo levada por uma ventania para um lugar bem distante, a África.
E lá, ela vê a natureza e os animais. Também encontra uma menina, uma princesa, que vive muito feliz em seu castelo, brincando com sua boneca no jardim, junto com a sua mãe, que é a Rainha. A fada se encanta por ela.
Porém, não muito depois, chega o homem branco e tira ambas dali, levando-as ao navio negreiro.
A mãe, que sempre vira a filha tão alegre, agora  não via mais. O navio tirara sua alegria e seu sorriso. E ai, a fada, numa intuição se lembra da boneca e com sua varinha aquece o coração da mãe e ela arranca a barra de seu vestido e faz uma Abayomi para a filha.
E no final, a fada percebe que sua missão é acalentar esses corações.
O livro é todo feio de forma artesanal, o que o torna ainda mais especial. É um livro infantil, com uma história até bem simples, mas o significado que ela carrega é enorme.
Porque Abayomi significa encontro precioso e pode parecer bobo, mas aquela simples boneca, feita com apenas seis nós podia trazer a calma que ambas as partes precisavam naquela situação.
E a pequena história fala sobre isso, sobre transmitir o amor e espalhar o amor.

Avaliação:


E fiquem com algumas fotos da parte de dentro do livro. (Está mais para um zine, mas ok?)



Se vocês quiserem podem entrar em contato com a autora e adquirir o livro, cês levam uma Abayomi de presente também.
Alias, lembro com muito carinho do dia em que fiz a oficina de confecção da Abayomi, onde aprendi toda essa história e eu fiz a minha primeira boneca. Contei mais sobre lá no Garota Zodíaco.

Bem, pessoal. Essa foi a resenha. Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

2 comentários:

Rosane Mercon disse...

Um encanto de estoria . Amei o livro.

Yang disse...

Que bacana. O livro tem de fato emocionado. Quem desejar pode pedir pelo zap 99924-5099