terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Resenha #89: Viúva de Ferro

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu trazendo a primeira resenha do ano, só que um livro que eu terminei de ler nos últimos dias de 2022. Falei dele algumas vezes durante os "Assistindo, Lendo, Etc.". Eu só demorei a terminar porque era final de ano e eu trabalhei muito em contos ano passado.
Enfim, era um livro que quando soube da história fiquei foi louca para ler, porque eu adoro coisas chinesas, ainda mais envolvendo protagonista forte.
O livro em questão é Viúva de Ferro, da Xiran Jay Zhao
E sabe o melhor de tudo, já tem continuação confirmada.
Enfim, primeiro a sinopse e falo sobre o que achei do livro.
 
Sinopse: Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas — máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado. Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança.

Seu plano é matar o piloto que tirou a vida de sua irmã, mas a situação toma um rumo brutal e inesperado, e Zetian recebe um título muito temido: Viúva de Ferro, uma mulher que, ao contrário do esperado, suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte.

Numa tentativa de minar suas habilidades mentais extremamente poderosas, o exército a pareia com Li Shimin, o piloto mais forte e controverso de Huaxia, um guerreiro que nunca erra seu alvo. Mas agora que Zetian sabe do que é capaz, não vai recuar tão facilmente, usando todas as suas armas para sobreviver e destruir de uma vez por todas um sistema que despreza a vida de meninas e mulheres.

Em Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao constrói com maestria um universo audacioso e original, unindo ficção científica, fantasia e elementos da história chinesa ao reimaginar a jornada da primeira e única imperatriz da China, Wu Zetian, em um futuro distópico, ameaçador e eletrizante.  Livro no Skoob / Livro na Amazon
 
Viúva de Ferro se passa em um mundo em que os humanos tem que lutar por territórios contra alienígenas chamados hunduns. E para deter tais criaturas eles usam as Crisálidas, que nada mais são do que conhecemos como mechas.
E para as Crisálidas funcionarem são usados a pressão vital/poder espiritual das pessoas, com dois pilotos, um masculino e outro feminino. Tem toda aquela coisa de ser o ying-yang e das cores preto e branco. Ao que parece é um local que era a antiga China, pois todas as tradicionais e machismos da sociedade ficam bem evidentes, ainda mais quando as pilotos mulheres são chamadas de Piloto Concubina. E a vida dessas pilotos é totalmente descartável, pois muitas não sobrevivem as batalhas, já que suas energias vitais são totalmente consumidas.
É neste contexto que temos a nossa protagonista e narradora, Wu Zetian, que vive com sua família próximo a uma das fronteiras protegidas de invasão. Recentemente, sua irmã mais velha foi levada como piloto concubina e acabou sendo morta para onde foi designada. Inclusive, muitas famílias pegam as filhas e as vendem como pilotos e ganham um dinheiro de recompensa, mas como a irmã não morreu em batalha, eles não ganharam o tal dinheiro.
Revoltada e com sede de vingança, ela acaba se inscrevendo como piloto concubina, com objetivo de matar Yuang Guang. Ela tenta ser convencida a não ir, especialmente pelo Yizhi, que é um menino rico que a visita de vez em quando - e é crush dela.
Zetian acaba indo e já na primeira noite, com os testes e tudo o mais, viram que ela tinha uma pressão vital acima da média, mas isso só significava que ela duraria mais um pouco na Crisálida. Maquiada e arrumada, Yuang Guang se interessa por ela e eles vão para o quarto, sendo a chance perfeita para Zetian... Até o alarme soa! E pelo regra, a concubina mais perto tem que entrar com o piloto. Temendo por sua vida, ela acaba entrando na Crisálida, ficando presa no campo mental do Yuang. Porém, tudo se reverte quando ela consegue sair disso e acaba assumindo controle da Crisálida.
Pode parecer spoiler e até anti-climático, mas a Zetian cumpre o objetivo dela. Só que ai fica: E agora? Porque ela matou outro piloto, um dos mais importantes, que já estava há um tempo na função. Mas, por conta disso, que ela passa a ser conhecida como a Viúva de Ferro.
E a partir dai que a história se desenvolve, com a Zetian sendo remanejada para outro piloto, o melhor deles, que é Li Shimin, como uma punição, porque é bem provável que ela morra em batalha com ele.
Não quero contar muito para não estragar a experiência do livro, mas esta foi uma das minhas melhores leituras de 2022 e com certeza este livro se tornou um dos favoritos da vida.
A Zetian é personagem bastante determinada e que sabe muito o que quer, custando o que custar. E isso se prova durante o livro.
A autora - não sei ao certo os pronomes certos - criou um ótimo universo em que existe essa mistura de animes e cultura chinesa, repleto de personagens cativantes e que você torce muito e fica desesperada com os acontecimentos.
É tanta coisa da mitologia do livro que não cabe na resenha, mas acaba falando sobre machismo, sobre as nossas posições na sociedade, sobre vidas descartáveis.
Eu só demorei mais a ler porque eu não queria terminar de ler, porque eu não queria que acabasse.
E o final deixou um mega gancho para a continuação, que eu estou louca para ler e ainda bem que vai sair logo.

Avaliação:

Bem, pessoal, é isto!
E ai? Já conheciam este livro? Se sim, o que acharam? Senão, tem vontade de ler? Comentem ai!
Até a próxima!

Nenhum comentário: