quarta-feira, 30 de março de 2022

Precisamos falar sobre... #30: Perrengues da vida de autora (Parte 1)

 
 
 
Olá, pessoas! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais uma postagem desse tipo. Confesso que a ideia meio que veio do nada, mas é algo que de vez em quando atinge a minha mente, ainda mais quando penso na minha carreira de autora e fique com vontade de falar sobre esses perrengues.
São algumas coisas que acontecem nessa minha vida de autora desde que comecei a publicar minhas histórias na internet, ou seja, desde 2012/2013.
Então, bora lá! 

Leitores Fantasmas

Este daqui é um clássico e que eu confesso que me irrita muito até hoje.
Desde 2012, principalmente quando publicava O Diário da Escrava Amada, sempre tive muitos leitores fantasminhas.
Por um lado, até entendo que as pessoas sejam um cadinho tímidas em algumas situações. Porém, no mundo de fanfic e autopublicação na internet, uma coisa que muitos levam em conta e esperam é o retorno. É aquele leitor que deixa uma estrelinha, que deixar um comentário, que de alguma forma fala com você. A gente autor espera por isso, para saber como estamos indo e se estamos indo na direção certa. (Sem querer dar carteirada, mas eu fiz um TCC sobre isso e sei do que estou falando.)
Por muitas vezes já desanimei de continuar colocando os capítulos por conta de perceber que "não tinha ninguém lendo". (Aconteceu recentemente com a Contemporânea Erótica!)
E por muitas vezes, esses fantasminhas surgiram e falaram comigo. Claro que por lado fiquei feliz e por outro até um cadinho chateada, apenas pensando: Por que você não falou comigo antes?
Claro que o leitor não tem a obrigação, mas nessas plataformas imagino que a coisa seja uma via de mão dupla.
Então, leitor, deixa nem que seja uma estrelinha pro autor sabe? Deixa um comentário simples, mas deixa alguma evidência da sua leitura. Para ele saber que você está ali!

Desvalorização da Literatura nacional 

Outra que é clássica e que é recorrente atualmente. (Sim, daqueles assuntos que aparecem de vez em quando em redes sociais.)
A nossa própria literatura - a contemporânea principalmente - é muito desvalorizada. E já sabemos bem destas questões: das pessoas que leem pouco, os tipos de livro que entram em evidência e muito do senso comum que tem hora que não é bom.
Ou pensam também que a literatura nacional são só os livros clássicos e muitas pessoas são resistentes a isso, ou tentam ler um livro e não gostam e levam aquele único livro como verdade absoluta.
É muito complicado lidar com essas pequenas barreiras, então é mais um passo e mais uma coisa que devemos subverter e mostrar que na nossa literatura tem bastante coisa boa e para todos o gostos.
Então, a cada obra que colocamos no mundo, a gente valoriza um pouquinho mais essa nossa literatura que já é muito rica!

Pirataria de livros nacionais

Este daqui teve até uma postagem desta categoria que falei exclusivamente disto! Vou deixar o link para quem quiser conferir, mas em resumo é que tem muitos livros (especialmente ebooks) de autores nacionais independentes sendo pirateados.
E eu estou inclusa nesta história, porque alguns dos meus livros já foram pirateados. Eu não vivo dos meus livros ainda, mas tem vários autores que pagam as contas do mês com o dinheiro que ganhar dessas vendas, principalmente na Amazon.
O mais triste é ver que o seu trabalho, às vezes de anos, sofre com isto. E confesso que um dos meus medos, sempre, é que os meus livros estejam rolando por ai em grupos de Telegram e Facebook.
Não pirateiem livros de autores nacionais independentes!
 
E para não deixar a postagem muito longa, decidi dividir em duas partes. Então, se preparem que eu breve teremos mais perrengues dessa vida de autora.
Até a próxima!

 
 

Nenhum comentário: