Olá, pessoas! Kyon aqui!
Como estão? Espero que bem!
Cá estou hoje para falar sobre mais uma das coisas dessa vida de autora da dona deste blog. Vou falar sobre a newsletter dela. Aproveitando também para dar um divulgada nela por aqui no blog novamente.
Antes de começar a contar a experiência dela, vou explicar o que é uma newsletter.
Nada mais é do que um Boletim Informativo, onde a pessoa pode comentar sobre qualquer assunto com quem vira assinante. Normalmente, as pessoas acabam por recebem essas atualizações direto por e-mail. No caso de escritores, podem trazer novidades sobre novos lançamentos; acompanhar processo de escrita de algumas história; colocar alguma história exclusiva; fazer divulgação de qualquer coisa. Fica ao critério do criador da newsletter o que fazer com isto.
Claro que a Anelise tinha zero experiência com isso, mas foi entrar na bendita onda do twitter onde diversos escritores começaram a escrever suas próprias newsletters. Inclusive, tinha um serviço que linkava diretamente com a rede social.
Depois de pensar muito, mas ainda assim com o fogo, ela resolver abrir o Boletim de Anelândia. Começou muito empolgada e lançando praticamente uma edição por semana - isso foi no finalzinho de 2022, quando estava com o projeto dos contos com músicas da Minorin. Divulgou um pouco o Boletim de Anelândia pelas redes, porém foram poucos assinantes... Só que o foco no projeto daquele ano não a deixou desanimar e foi levando mesmo com poucas pessoas lendo.
Deve ter dado uns dois meses e a plataforma divulgada pelo twitter - acho que era revue o nome - foi fechada e ela teve que decidir para onde migrar a newsletter. Depois de algumas recomendações, ela mudou as edições posteriores (e as antigas) para o Substack. E foi ai que a coisa começou a dar errado...
Lá por Março de 2023, por culpa da Newsletter - porque o substack aceita assinaturas, mas é um recurso opcional - o tumblr entendeu que ela estava fazendo tráfego pago e simplesmente deletou o tumblr do Contos Anê (que é uma conta secundária) sem nenhum aviso prévio! Memórias de mais de 10 anos foram perdidas nessa brincadeira!
Então, o ano de 2023 seguiu sendo apenas ladeira abaixo, com uma autora frustrada sem escrever, com uma crise de burnout e uma newsletter "fracassada" que já estava custando muito. Era tudo um desânimo em conjunto, sinceramente falando.
Lá por Junho de 2023, já com o mar de coisas acontecendo, a vontade era só de simplesmente fechar a newsletter e fingir que ela simplesmente nunca existiu ou aconteceu. Seguindo o conselho de uma amiga escritora, ela decidiu só dar uma pausa indeterminada e sem data para voltar, para poder se recuperar e decidir o que fazer depois.
Quando ela se recuperou de tudo, já no comecinho do ano passado (2024), decidiu voltar com a Newsletter porque ela ama conteúdos em textos e adora falar sobre seus livros de uma forma mais indireta (mesmo que já tenha praticamente 100 vídeos no canal do youtube). Só pela vibe de escrever outras coisas - como se que a querida já não tivesse coisas demais - e poder falar das suas queridas histórias e também poder comentar sobre alguns assuntos da carreira literária (e sobre leitura consequentemente).
Contudo, esse retorno foi para a casa que o Boletim de Anelândia sempre deveria estar, desde o começo. Refiro-me ao Blog do Contos Anê e ao Tumblr do Contos Anê (o novo). Decidiu diminuir a quantidade de edições para apenas uma ao mês (talvez duas quando tiver vontade) e de vez em quando alguma extra. Assim, não fica tão pesado com as outras coisas.
E desde então, o Boletim de Anelândia recebe as suas atualizações mensais, onde ela continua com a mesma energia e ideias lá do começo, que é compartilhar assuntos sobre a vida de escritora, falando dos seus livros no processo. Trazendo reflexões e pensamentos que não poderiam ser compartilhados sem ser ali... Com quem tem realmente paciência para poder parar e ler.
Ela continua a newsletter porque gosta e se diverte muito escrevendo. Não sabe quantas pessoas têm acompanhando, pois é apenas uma postagens num dos seus canais de autora, que é um Blog e um Tumblr. Então, não tem aquela pressão de ficar vendo quantos assinantes estão realmente acompanhando e tudo o mais. Tirando esse fator da conta, até escrever a newsletter se tornou algo mais leve! Mas, como tudo na carreira dela... É muito tentativa e erro!
Aproveito o espaço para divulgar a edição deste mês, aproveitando que tivemos a Bienal. Onde ela também comentou sobre algumas experiências ao participar de outros eventos literários.
Durante a minha infância e adolescência, fui a bienal algumas vezes com meus pais e meu irmão. Mas, são poucas as lembranças que eu tenho delas. E tem uma coisa desta época que eu ainda tenho, que são os livros que eu comprei. A maioria acaba por ser livros de infância e alguns são de 2015, onde conheci algumas das minhas autoras favoritas, como a Luciane Rangel e a Juliana Leite.
Espero que tenham gostado da postagem e que tenham se interessado em acompanhar o Boletim de Anelândia! Têm vários conteúdos muito bons nela e ainda mais pensamentos do que ela costuma trazer aqui - de vez em quando, até uns assuntos de terapia também.
Bem, pessoal, é isto! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário