sábado, 28 de agosto de 2021

Resenha #70: Rock Star

 
Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem!
Cá estou eu trazendo mais uma resenha aqui no blog. Dessa vez de mais um livro da Luciane Rangel, que é uma autora já conhecida por aqui. O livro da vez é Rock Star.
O livro foi o lançamento em 2018 e só agora que eu parei para ler. Se não me engano, eu o comprei na Bienal de 2019.
Enfim, vamos primeiro a sinopse e depois comento mais sobre o livro e o que eu achei.
Sinopse: Aos 17 anos, Luna é o que toda garota de sua idade gostaria de ser: famosa, talentosa, empoderada e uma verdadeira Rock Star. Porém, o que poucos sabem é que o passado da jovem esconde uma tragédia que abalou para sempre sua família.

Quando Luna é acometida por uma crise de pânico ao subir no palco para um importante show de sua carreira, seu empresário decide que ela precisa dar um tempo em sua exposição, e o pai resolve enviá-la para a casa da mãe, na cidadezinha de interior onde a menina vivera os primeiros anos de sua infância, bem como o pior dia de sua vida. Lá, ela reencontra seus três ex-melhores amigos que, também feridos, agora se tratam como totais estranhos.

E é nesta volta conturbada que Luna começa a descobrir que o acidente que marcou seu passado e o de seus amigos talvez possua alguns segredos muito bem escondidos, mas que alguém fará de tudo para que jamais sejam revelados. Até colocar a vida de Luna em perigo.

 
Rock Star conta a história de Luna, que durante a infância vivia em uma cidadezinha do interior chamada Paraíso das Rosas, junto com seu irmão Johnny e a sua mãe. Seus dias eram repletos de brincadeiras junto dos melhores amigos, Edu, Alice e Diego. Inclusive, eles tinham o próprio clube, que era o LEDA. (Sim, com as iniciais de cada um.)
Porém, esses dias de alegria acabam após um trágico acidente e que acaba levando o irmão de Luna junto. Nenhuma relação foi a mesma depois daquele dia.
Dez anos se passam e Luna, agora com 17 anos, é uma das cantoras mais famosas do Brasil. Passou a morar com o pai e ao participar de um programa de talentos teve o seu potencial descoberto e seguiu carreira nisso. A adolescente equilibra seus dias entre a escola, a agenda de shows e a gravação de novos trabalhos. E justamente por suas influências na infância, culpa do irmão, ela segue um estilo rock em suas canções.
Tudo parecia estar bem, mas é porque a Luna empurrou algumas coisas para o lugar mais fundo e esquecido do seu coração.
Até o dia da entrevista antes de um show, quando um jornalista faz um pergunta muito pessoal e aquela antiga ferida se reabre. Luna ainda tenta fazer o show daquela noite, porém sem sucesso, porque ela tem um crise de pânico/ansiedade.
Vendo a situação - alias, obrigada adultos responsáveis deste livro - o pai e o agente de Luna decidem colocar a carreira em pausa para que ela possa se cuidar. Contudo, Luna retornará para a sua cidade natal para tal, ficando seis meses afastada, concluindo o ensino médio e prometendo voltar com tudo depois desse "descanso forçado".
A partir dai que a história desenvolve...
Vemos a relação complicada que Luna tem como todos, seja sua mãe ou os seus antigos amigos. Ela retorna a uma rotina escolar, até bem monótona para seus padrões, fazendo também tratamento com uma psicóloga.
E mais um acontecimento pesa o enredo do livro. A escola pública da cidade pega fogo, então os alunos se reúnem e montam um festival para arrecadar dinheiro para a obra e quem vai fazer um show? Exatamente: a Luna, junto com dois de seus antigos amigos.
Rock Star é um livro carregado de sentimentos, de todos os personagens, pois sofrem com as consequências do acidente até então.
O livro também reforça e muito a "Lenda do Fio Vermelho", que são sobre as fitas amarradas nos dedos mindinhos que tem as pontas ligadas entre as pessoas que estão destinadas a se encontrar.
Luna, Diego, Alice e Eduardo terão que redescobrir a sua amizade enquanto, por consequência, investigam mais sobre o acidente, que não tem tanta cara de acidente assim.
E cada um dos membros do LEDA enfrenta seus próprios problemas: Edu tenta não repetir os erros do pai, que é um dos políticos em ascensão na cidade; Alice tenta lidar com o seu problema com o peso e com a mãe; Diego tenta lidar com a aceitação dos outros em relação a sua sexualidade, enquanto reorganiza a vida; Luna tenta lidar com o fato de ainda sentir falta do irmão, mesmo depois de tantos anos.
Eu sou suspeita para falar, mas eu amo todos os livros da Lu. Não tem como! E com Rock Star não seria diferente. É uma obra leve, cativante e que ao mesmo tempo fala sobre tantos assuntos importantes e que devem ser falados. A escrita sempre bem fluida e de fácil leitura, o que nos faz praticamente "comer o livro". haha
Eu me apaixonei por todos os personagens e por suas cicatrizes, isso os tornou muito mais reais ao meu ver.
Outra coisa ótima que a autora fez foi relacionar as músicas que abrem e que dão título aos capítulos com a história. É uma obra sobre uma cantora teen, por que não teria música né?
Mais um livro que entra para a lista de favoritos!
Mais do que recomendo!
 
Avaliação:
 

Bem, pessoal, é isto. Espero que tenham gostado da resenha.
Já conheciam Rock Star ou até outras obras da Luciane Rangel? Comentem ai!
Até a próxima!

Nenhum comentário: