Cá estou eu hoje pra falar sobre uma história que é bastante conhecida através do filme, porém soube que essa série de 1995 de Orgulho e Preconceito ia entrar na Amazon Prime. Obviamente, eu tive que ir assistir!
A minissérie tem seis episódios e conta a mesma história que já é bastante conhecida, tanto pelo livro quanto pelo filme dos anos 2000. Esta versão da BBC também é um excelente adaptação!
Mas, para quem não sabe, a história sobre as Irmãs Bennet, principalmente a Elizabeth e a Jane. Elas são de uma família mais pobre e que moram no interior. Tudo começa quando uma grande propriedade da região acaba sendo arrematada por um homem rico, que depois descobrem se chamar Sr. Bingley. A mãe da família, que tem cinco filhas e nenhum filho, já fica mais do que ansiosa e deseja que uma delas se case com o tal homem.
Numa das tantas festas, finalmente acabam por conhecê-lo. Bingley se encanta pela filha mais velha, que é a Jane. Ele veio com um casal de amigos, uma irmã solteira e outro amigo, que é o Sr. Darcy.
A partir dai que a história vai desenvolvendo... E acontece tanta coisa, que acho que nem dá para falar.
Cada episódio tem mais ou menos uma hora de duração, então alguns detalhes da história são contados com bem menos pressa. Nós vivemos a história de Orgulho e Preconceito com muito mais calma e muitos mais detalhes, que imagino que foram tirados do filme por causa do tempo.
Gostei muito dos atores, principalmente de ter o Colin Firth no papel do Darcy - e ele novinho. Gostei muito da atriz que fez a Lizzie também!
A gente sente que a relação dos dois acaba por se desenvolver muito mais, pois eles acabam se encontrando em diversos momentos fora daquele momento inicial do comecinho.
E com esta série, deu para ter uma noção como a mãe delas é insuportavelmente chata. No começo é engraçado até, mas depois só te irrita! E como ela é falsa também sabe?
Para os amantes do filme, os acontecimentos ainda estão lá, só que eles são um pouco diferentes. Um ponto que eu gostei muito foi a primeira declaração do Darcy, que acontece enquanto a Lizzie está de visita na casa do primo Collins e da Charlotte. Ele a encontra sozinha e só joga tudo na cara dela e a pobre fica perdida tadinha!
Quando a Lydia acaba por fugir com o Wickham e a Lizzie está próxima da propriedade de Darcy - que eu esqueci o nome - e ele já oferece o seu apoio neste momento, mesmo ainda se "odiando".
Outro detalhe é quando eles decidem finalmente aceitar se casar um com o outro e isso acontece só entre eles dois, enquanto estão com a Jane e o Bingley, caminhando até a cidade. Achei mais natural e mais delicado! (Talvez porque o filme quer dar grandiosidade para qualquer acontecimento!)
Outras coisas que já conhecemos continuam lá, como a relação da Jane com a Lizzie, a Lydia ser totalmente inconsequente, como o pai cuida da filhas.
Ainda preciso realmente tomar vergonha na minha cara e ler o livro, porque essa versão em minissérie foi maravilhosa de assistir!
Fica a recomendação para quem tiver vontade e curiosidade!
E vocês, já conheciam esta versão de 1995? Comentem aí!


Nenhum comentário:
Postar um comentário