sábado, 25 de abril de 2020

Tag: O Leitor quer saber


Olá, pessoal! Como estão? Eu espero que bem!
Aproveitando que essa semana foi o Dia Internacional do Livro e resolvi, para dar uma diversificada aqui no blog e trazer uma tag diferente. Dessa vez, encontrei essa tag chamada O Leitor quer saber.
Não lembro onde a vi, mas deixo os créditos ao criador já de antemão.
Enfim, são algumas perguntas básicas como meu eu escritora e um pouco leitora também.
Bora lá!

1- Qual música te inspira para escrever?
Eu costumo ouvir bastante música para escrever. Assim, não existem músicas específicas que me inspiram. Tem sim algumas que me lembram as histórias, mas quando escuto música escrevendo é para a autora e não pro livro.

2- Quando escreveu seu primeiro livro/conto/etc?
Foi em 2004, com 11 anos, quando comecei As Super Agentes. E fiquei só com elas por um bom tempo.

3- Qual o título do seu último projeto?
Ironicamente, As Super Agentes e  o Livro das Magias. Estou reescrevendo o meu primeiro livro para finalmente publicar.

4- Quando bate um desânimo, você faz o que para conseguir manter o ritmo da escrita?
Eu tento escrever algo, mesmo que demore a "pegar no tranco" ou simplesmente foi reler algo que escrevi para ganhar o ânimo de novo.
Mas tem dia que bate mesmo desânimo e eu só aceito mesmo!

5- O que faz para se livrar do bloqueio?
Eu vou fazer outra coisa, ver um filme, uma série, algo no youtube, até ler. Ai depois eu tento voltar pro livro, se não flui acabo indo escrever outra coisa. (Eu costumo bloqueio com alguma história especificamente.)

6- Qual programa usa para escrever?
Uso editores de texto padrão, como Word, Writer e dependendo da situação até o Docs do Google, para quando estou escrevendo fora de casa e no celular (o que odeio).
Mas meu favorito de sempre é o papel e a caneta.

7- Uma mania que tem como escritor?
Ficar tendo surtos com meus livros como se eu fosse uma leitora deles também. Mas eu tenho mania de reler e lembrar o porquê amo tanto escrever e as minhas histórias e claro, meus personagens.

8- Uma característica que tem como escritor?
Bem, já me disseram isso, mas eu sou muito visual. Eu descrevo as ações como se fossem quadrinhos e dá para imaginar a cena certinho na cabeça.
Tem outra característica, mas que tem gente que vê como defeito: não gosto de definir uma aparência física pro personagem, gosto de deixar que o leitor imagine.

9- Que tipo de escrita jamais leria?
Jamais é uma palavra forte. Mas creio que nunca leria algo policial ou investigativo - mesmo que goste desses temas no audiovisual, por razões de sou lerda.

10- Qual tipo de leitura não te atrai?
Infelizmente os clichês de Wattpad. Os CEO, os Donos do morro, as histórias de "Me apaixonei pelo meu irmão". Clichês saturados não gosto e muito menos me atraem.

11- Escreve mais clichês ou possui ideias criativas?
Creio eu que eu possua mais ideias criativas. Tem livros que não falo muito, mas são muito, mas muito diferentes entre si. Por isso que e costumo dizer "escrevo de tudo um pouco", mesmo que os meus gêneros favoritos sejam romance e fantasia.

12- Qual o último livro que leu?
Tirando os Boy's Love, que são praticamente histórias curtas... Foi O Crescente e Estrela da autora Juliana Leite. Livro que teve resenha no blog.

13- Qual escritor você tem como inspiração?
Eita, eu tenho um monte, mas creio que sejam o Sérgio Klein e a Clarice Lispector, dos famosos ao menos. Mas, tem muitos colegas autores que me inspiram bastante. E eu faço questão de sempre apoiar o trabalho deles.

Bem, pessoal, é isso. E ai? Gostaram de conhecer mais do meu "eu escritora" por aqui?
Sei que falo um bocado sobre isso aqui, mas é bom ter postagens desse tipo de vez em quando até para os novos leitores - tantos dos livros quanto do blog.
Espero que tenham gostado.
Até a próxima!

Nenhum comentário: