sábado, 13 de abril de 2019

Finalmente assisti: Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles)


Olá, pessoal! Cá estou aqui hoje, meio que para falar de um filme, mas é um que é bem conhecido e eu nunca tinha assistido até então. Por conta disso decidi criar uma nova sessão aqui no blog, que batizei com um nome bem tosco de "Finalmente assisti".
Obs: Essa sessão também serve para filmes mais atuais que eu demorei a ver ou filmes que estão na minha lista tem muito tempo!
Então, para estrear essa sessão, por que não um filme teen dos anos 80 não é mesmo?
Esse é mais um filme do John Hughes, o mesmo que fez Clube dos Cinco que sinceramente é um dos meus filmes favoritos da vida. O filme em questão é Gatinhas e Gatões. Se não me engano ele é de 1985. Ele inclusive é referenciado em Para todos os garotos que já amei. Esse filme é um dos clássicos mesmo. Tinha meses que tava na minha lista pra assistir.
E bem, finalmente vi e sinceramente, achei um filme bem ok! Talvez seja porque ele não passa na regra dos 15 anos bem ou eu que estava com muita expectativa.
O filme tem um plot bem simples, que é sobre uma menina que está fazendo 16 anos, a família esquece do aniversário dela por conta do casamento da irmã no dia seguinte. O filme mostra esse aniversário dela. Onde tem um baile na escola e tudo mais. Essa personagem é afim do carinha mais popular, como já era de se esperar.
Admito que o filme teve umas coisas meio machistas e que eu fiquei meio "QUE?", ai lembrei que devo relevar porque o filme já é um bocado antigo. Especialmente a parte que um dos meninos - que também faz parte do elenco de Clube dos Cinco - pega a menina bêbada. Nossa, eu fiquei passada com aquilo!
É um filme divertido de assistir, ele tem um roteiro simples e clichê, mas bem legal. Porém, não é nada muito excepcional. Acho que o valor desse filme está na nostalgia dele para alguns. Os personagens são sim carismáticos e você assiste mais por conta deles. Só o menino popular que achei que ficou superficial. Até as meninas populares acabam ficando bem superficiais, acho que a ideia era explorar os outros mesmo.
Mas, admito que o final do filme é bem fofinho, porque ele compra um bolo e coloca as velas pra ela. E dai que vem o nome do filme, em inglês ao menos.
É um filme que vale sim a pena assistir, apenas para conhecer esse clássico. E bem, eu não tenho nada contra filme que é mais leve e sem propósito, ou melhor, sem nenhuma questão tão profunda. Eu creio que a gente possa ver um filme mais descompromissado só para relaxar. Isso é o que vale!
Então, eu recomendo Gatinhas e Gatões para quem ainda não viu.

Nenhum comentário: