terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Precisamos falar sobre... #16: A procura do emprego e a geração nem-nem


Olá, pessoas!
Mais uma vez, um post desse tipo de faz necessário. Mas, diferente das outras vezes, não foi nenhuma polêmica que surgiu, mas sim por conta de algo que está bem presente na minha vida. Especialmente neste ano de 2018.
Esse post poderia muito bem ser um texto, daqueles pequenos que faço aqui para o blog, porém, quis fazer algo mais reflexivo e mais livre.
Como recém-formada em Jornalismo e com outra faculdade nas costas - Letras / Literatura - tem sido uma dificuldade enorme para arrumar um emprego. E não é por falta de vagas, porque vagas tem, e sim, eu fico mandando minhas inscrições por todas as semanas a fio. Sempre olhando esses sites e sempre me inscrevendo. E claro, sempre em vão.
Sei bem que as circunstâncias e a época não são das melhores. A crise ainda não acabou completamente! E mesmo com todas essas coisas, a gente tenta e tenta e não consegue.
E se pega pensando: Será que o problema é comigo? Falta-me experiência? Será que meu currículo não é bom o suficiente?
A gente fica pensando que o problema está na gente, mas não chega nem perto disso. Mas acaba batendo a culpa!
E tem uma outra coisa: A cobrança. A minha própria, a dos outros, a da família, dos amigos, conhecidos, de qualquer pessoa que te vê com 26 anos e que você fica em casa o dia inteiro atoa - isso na visão dela, porque a coisa que eu menos fico em casa é de bobeira - e vem te questionar o que você quer para a sua vida, porque o tempo tá passando e você tá assim: "perdendo tempo".
Eu nem sei descrever o que eu sinto estando nessa situação. Não significa que eu não faça nada, que eu não esteja procurando, não é isso! É que tá ruim mesmo! De verdade!
Eu já estou abrangendo minhas buscas para coisas fora da minha área, só para poder começar.
Não quer dizer que eu não tenha experiência, eu tenho com os estágios que eu fiz. Menos mal, pelo menos! Mas, tô aqui firme e forte e continuo tentando.
E infelizmente, enquanto isso, vou fazendo parte da estatística dos jovens Nem-nem: Nem trabalha, nem estuda. Mesmo que eu encare 90% das coisas que eu faço como um trabalho.
E por que esse tema veio na minha cabeça? Porque eu estava conversando com meu namorado sobre a nossa situação. Pois é, somos um casal que tá na mesma, financeiramente falando.
E em meio as nossas conversas, ele citou o Morning Show, que falou sobre esse assunto e explicando justamente sobre essa geração nem-nem, e que muitos deles se encontram na mesma situação que nós dois e bem, tem outros que realmente não querem nada mesmo.
Ainda tem o favor de que as jovens meninas tem também os afazeres domésticos.
Meu desejo é que todo mundo que está nessa contagem por circunstâncias externas consigam sair.
Deixando o vídeo que acabei de citar para ilustrar melhor o que falei.
Até a próxima!

Nenhum comentário: