terça-feira, 4 de setembro de 2018

Precisamos falar sobre... #15: Incêndio no Museu Nacional


Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem! Admito que estou bem, mas muito sentida com o motivo pelo qual estou fazendo a postagem de hoje.
É com muita tristeza que digo que o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista acabou pegando fogo no último domingo, dia 02 de Setembro. Bom, isso já deve ter sido noticiado em vários lugares até essa altura e vocês já devem ter uma noção do que era esse museu.
Era apenas o maior museu da América Latina, com um acervo inestimável. Eram múmias, esqueletos de dinossauros, do homem primitivos, fosseis de animais e de plantas - sendo algumas já extintas.
Inclusive, este museu foi a casa de D. Pedro II que era um entusiasta de tudo, muitas coisas que tinha no museu foi o próprio quem trouxe. Então, além das peças, o próprio prédio em si era histórico.
Eu já visitei este museu algumas vezes e eu lembro de ter adorado ver tudo o que tinha ali. E sinceramente, é um dos museus mais acessíveis do Rio, até porque ele fica junto do Zooloógico praticamente.
Mas, de uns anos para cá, tanto o Rio Zoo quanto o Museu tem sofrido bastante. O Zoológico chegou a fechar algumas vezes por falta de verbas e o museu também sofre com a falta de verbas. Já era para este prédio ter sido reformado, colocando sistemas para protegê-lo de situações como da que aconteceu no domingo.
Infelizmente, parte do acervo acabou se perdendo com as chamas. E infelizmente também porque eu vi a lista desses objetos - só catar no twitter que acha - e também vi fotos dos pesquisadores do museus tentando desesperadamente salvar o que ainda não tinha sido atingido. É algo horrível de se ver! De verdade! É a história sendo levada pelo fogo!
E dá para se perceber que este não é um caso isolado. Vários outros museus e locais de pesquisas sofreram com incêndio nos últimos anos.

É uma coisa a se pensar! Será que o governo realmente está dedicando o que é realmente necessário para manter estes patrimônios. Não gosto muito de falar de política, principalmente na internet, especialmente aqui no blog, acho que nunca falei. É a primeira vez!
Mas a gente nota o quanto há descaso e negligência nessa situação e a culpa, bem, pensem vocês. Porque é aquilo: O buraco é sempre mais em baixo! E na boa, não quero entrar nesses méritos.
O mais triste é ver que teve gente que não se importou, que achou que tava tudo bem, é só um monte de coisa velha né? Não é um monte de coisa velha! São peças que fazem parte da nossa história, não do Brasil só, do mundo todo praticamente.
Sinceramente, se você não vê nada de errado aqui é porque você é realmente uma pessoa sem cultura alguma. Vi diversos comentários, até a piada ridícula de "Mas quem vive de passado é museu. Opa, era uma museu né?". (Vontade de atravessar a tela e enforcar não foi pouca não!)
Isso só mostra o quanto a cultura está desvalorizada e o quanto tem gente que tá precisando de muita reflexão, porque fica cego a certas situações.
O passado existe sim, faz parte da nossa história e a gente estuda essa história para entender e não repetir os mesmo erros. Mas, tem gente achando que história é coisa fútil.
E infelizmente, só com este extremo é que resolveram fazer alguma coisa. Porque agora apareceram sei lá quantos milhões para restaurar o museu. O museu até conseguem, mas e o acervo? Bem, esse ai se perdeu mesmo.
Espero que finalmente a gente aprenda com isso e que casos como esse e de outros locais não se repitam! Chega de deixar nossa história ficar em cinzas!


Deixei a imagem acima para quem puder ajudar.
Sem muito o que falar, só sentir.
Até a próxima!

Nenhum comentário: