sábado, 20 de janeiro de 2024

Precisamos falar sobre... #37: Produtividade do Lazer

 
 
Olá, pessoal! Como estão? Eu espero que bem!
Cá estou eu de novo para falar sobre um assunto um cadinho polêmico e que eu quero comentar.
Dessa vez nem é um tema tão atual, mas que é uma coisa que é muito presente, ainda mais quando a gente tem tanta coisa para consumir, seja livros, filmes, séries, podcast... Tem de tudo!
Não sei se vocês já ouviram falar sobre o termo Produtividade do Lazer, mas é bem o que o próprio nome sugere... De sermos produtivos até nos momentos de lazer.
Quantas pessoas não contabilizam e até brigam para saber quem foi que leu mais livros, ou viu mais filmes e séries. E sabe o pior: ainda julgam quem leu/viu menos.
E bem, podemos concordar que não tem que existir essa disputa por isso. Mas, as pessoas são assim né?
Creio que com tanta coisa como opção hoje em dia, acabamos ficando entre uma indecisão da melhor maneira de aproveitar essas horas de lazer e até a forma como lidamos com os nossos hobbies.
Alias, acho que com todas essas alternativas de coisas para fazer que esquecemos que os momentos de ócio são necessários. Só que parece que a não podemos ter mais isso sabe? Um momento em que se pega e só se fica olhando para o nada ou aproveitando a vista, sem se preocupar em estar mexendo no celular, lendo um livro ou assistindo a algum filme ou série.
Parece todo um papo filosófico e chato, mas é bem real. Quando foi a última vez que realmente ficamos sem fazer nada? Nem que fosse por cinco minutos.
O mundo de hoje obriga que estejamos ocupados o tempo todo, mesmo nos momentos em que deveríamos estar descansando.
Outro exemplo é quando sai aquele filme nome, aquela temporada nova, o livro novo e a gente já vai correndo para consumir logo para poder falar sobre ou para evitar algum spoiler eventual.
Parece que tudo se tornou uma obrigação, uma disputa, uma necessidade de estar sendo produtivo o tempo inteiro! Porque eu não posso simplesmente só curtir uns pequenos momentos.
Não estou dizendo que não devemos ler, ver séries ou coisa do tipo, é só ser algo com mais moderação. Claro que em algum momento você vai acabar "comendo" algum livro ou série, mas mais porque você está gostando ou está curioso do que pela obrigação de acompanhar ou de terminar logo.
Eu mesma já várias vezes fiquei acordada até tarde pois eu simplesmente não conseguia para a minha leitura ou de emendar um episódio atrás do outro.
E isso é uma sensação tão gostosa sabe? E que tem muita gente que está perdendo, na minha humilde visão.
Nosso hobby e nosso momento de lazer não são metas a serem batidas, não são uma obrigação, é só o momento em que relaxamos mesmo e não nos preocupamos com tempo, com quantidade e sim com a qualidade que isso é feito.
A coisa está tão doentia que tem já vi acontecer de pessoas tiraram férias de um hobby. O quão surreal é falar isso? Eu, por exemplo, senti que estava um tempo atrás lendo mais como obrigação de fazer alguma resenha por aqui do que por eu gostar de ler sabe? Ai corri para outros tipos de leitura e peguei algumas coisas sem ter essa obrigação e foram leituras ótimas!
E fica essa preocupação tão grande de ter que sempre fazer mais. Não sei se vocês pegaram a ideia, porque né, saiu da minha cabecinha, mas tem uma tirinha, que vou deixar aqui no final, que foi o que me deu a ideia de tentar escrever isso aqui!
Então, espero que a gente aprenda a curtir mais os momentos dos hobbys e do lazer... Ou simplesmente conseguir ficar um tempinho realmente sem fazer absolutamente nada!
E ai? O que acham? Concordam ou discordam? Comentem ai!
Até a próxima!

 
 
 
 

Nenhum comentário: