sábado, 11 de setembro de 2021

Resenha #71: Cinder

 
Olá, pessoal! Como vão?
Eu espero que bem!
Cá estou hoje trazendo mais uma resenha para vocês. Uma raridade por aqui, porque é de um livro internacional. Confesso que eu li o livro por puro entretenimento, mas gostei tanto da leitura que não podia deixar passar.
Trata-se do livro Cinder da autora Marissa Meyer. Tinha anos que eles livro estava na minha lista para leitura e peguei de graça também um tempão atrás.
O livro é o primeiro da série Crônicas Lunares.
E em meio as minhas longas viagens de trem, ele foi um dos escolhidos. Ou seja, li no meu kindle mesmo.
Vamos primeiro a sinopse e depois falo sobre o livro.

Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica.

Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído. Livro no Skoob
 
Cinder é mais uma das inúmeras releituras de Cinderela e de contos de fada, porém ele segue uma temática mais puxada para o cyberpunk.
O mundo vive na Terceira Era, logo após guerras e a destruição de algumas cidades, o mundo teve que se rearranjar. E os humanos estão na iminência de uma guerra com os Lunares, o povo que vive na Lua.
A nossa protagonista Cinder é uma ciborgue - tem boa parte do seu corpo sendo de metal e circuitos - e vive em Nova Pequim com a madrasta Adri e as duas meia-irmãs: Peony e Pearl. Ela foi adotada pela família logo depois que sofreu um acidente e teve seu corpo totalmente transformado.
Cinder é mecânica e sustenta a família com os seus pequenos serviços de conserto. Ela trabalha na feira da cidade todas as semanas e tem a sua pequena oficina em casa. E claro, a garota sofre um pouco de preconceito por sr uma ciborgue, a sociedade não os vê muito bem! Tanto que suas únicas amigas são a Androide Iko - que anda com ela para todo canto - e a meia-irmã Peony.
A história começa com ela dentro de seu estande, onde recebe um serviço inusitado. O príncipe Kaito - alguns países asiáticos se tornam um reino só - aparece e lhe pede para consertar a sua androide pessoal, que parou de funcionar sem motivo. Cinder aceita o trabalho e logo depois um surto explode na feira.
Além da possível guerra contra os lunares vindo, a humanidade também enfrenta uma doença letal: a letumose. É basicamente uma doença que começa com algumas manchas no corpo e vai se desenvolvendo e piorando. Quem adoece não sobrevive! Tanto que existem centros de tratamento da doença, porém é apenas para que os últimos dias dos doentes sejam menos piores.
E uma das grandes preocupações é que o Imperador está doente e o próximo na linha de sucessão é o jovem Kai, que deve ser coroado no Baile do Festival Anual. O pior de tudo é que a Rainha Lunar - Levana - quer negociar com o futuro imperador.
A doente é uma das vendedoras - a do estande de pães, se não engano - e ela é levada da quarentena. Cinder volta para casa e ai que a gente vê o quanto a sua vida é complicada, mas ela tenta lidar da melhor forma possível.
E a história vai desenvolvendo dai. Não dá nem para resumir, pois é bastante coisa que acontece. Mas, temos toda a estrutura da Cinderela, como dá para notar.
Eu fiquei tão compenetrada na leitura que ficava até triste quando tinha que descer na estação e estava numa parte muito boa.
A história é repleta de detalhes que enriquecem muito o universo. Tem a doença, tem o baile, tem a parte da rainha, o próprio passado da Cinder. São tantas coisas que não dá mesmo para falar sem que fique um grande spoiler.
A leitura foi bem fluida e eu gostei muito dos personagens. Ai, gente, o Kai e a Cinder são tudo! Iko é maravilhosa! O cientista também!
Valeu a pena todos estes anos para ler este livro e começar a saga. É um releitura muito diferente e que tem hora que você simplesmente esquece que é baseado em conto de fada.
Cinder é o tipo de protagonista meio fora da curva, não é a menina indefesa. Na verdade, ela é bem independente e sabe se virar muito bem!
E temos a vilã Levana que está à procura da bendita princesa lunar perdida, pois acredita-se que a menina morreu num incêndio como seus pais, mas o corpo nunca fora encontrado. Muitos creem que a princesa - a única que pode tirar a Rainha do poder - ainda está viva!
Alias, os Lunares são um pouco dos elementos de fantasia que a história tem. Eles são manipuladores e podem fazer você enxergá-los do jeito que quiserem.
Eu terminei a leitura do livro quase gritando porque ele deixou bastante coisa para o próximo.
Agora tenho é que terminar de ler a saga toda e resenhar aqui no blog. haha
Se você está procurando uma história diferente, Cinder - e creio que o resto do Crônicas Lunares - é uma boa pedida.
 
Avaliação:
 
 
Bem, pessoal, é isto!
Já conheciam o livro ou a saga? Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: