Páginas

sábado, 6 de julho de 2024

Resenha #104: Vitamin (Mangá - Volume único)


 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais uma resenha, dessa vez de uma mangá de volume único - que eu li na hora do meu almoço do meu trabalho: Vitamin de Keiko Suenobu.
Uma das minhas compras perdidas de mangá da bienal. Finalmente li e depois a sinopse, vou comentar o que eu achei!
Bora lá!
 
Sinopse: Sawako, uma estudante de 15 anos, levava uma vida escolar como muitas outras, sem maiores problemas. Até que certo dia, ela é flagrada com o namorado numa sala de aula por um colega de classe, e isso transformará a vida dela no verdadeiro inferno que é sofrer bullying! As amigas de ontem, são as vilãs de hoje... Qual é a "vitamina" necessária para ela suportar a dor e desespero de ser maltratada pelos próprios colegas de escola? Livro no Skoob

 
Vitamin conta a história de Sawako, uma adolescente normal de 15 anos e que vive seus dias na escola. 
Sawako tem um namoradinho (informação que todos sabem), então eles até chegam a fazer umas coisinhas - para não usar o termo certo - na escada do prédio dela. A menina fica morrendo de vergonha e bem, já dá para perceber como é um bocado abusivo com ela.
Posteriormente na escola, após lerem sobre o assunto numa revista, acontece aquela conversa comum de adolescentes, entre ela e as colegas de sala: sobre relacionamentos, se já tinham beijado e tudo o mais. Sawako mente quando perguntado sobre para as amigas, dizendo que só tinha beijado.
Mais tarde, ela acaba encontrando o namorado na sala de materiais e ele, obviamente, resolve que ali é uma ótima hora e lugar para dar uma rapidinha. Mais obviamente ainda, eles acabam sendo vistos por um colega de escola, que abriu a porta no momento em que o namorado estava com a cabeça escondida na saia da Sawako. Só que a coisa só estoura só no dia seguinte!
O tal colega acaba espalhando e todo mundo passa a xingar a pobre Sawako de p*ta e outros adjetivos. Perguntam ao namorado dela se era com ele que ela estava, só que ele resolveu mentir e disse que não tinha nada a ver com a história... Piorando ainda mais a situação e os xingamentos!
E assim, começa um inferno na vida da Sawako, que não tem mais um dia de paz no colégio! As pessoas só sabem xingá-la e praticar atos de bullying mais pesados com ela.
Ninguém mais é amigo dela, o namorado (aquela bosta) termina com ela. Tudo desanda de uma forma terrível e de uma hora para a outra.
Sawako perde a vontade de ir para a escola e até de sair de casa, ficando reclusa. Os pais, especialmente a mãe, ficam muito preocupados e sem entender nada.
Então, Sawako redescobre sua paixão por fazer mangás, vendo os materiais perdidos que estavam guardados no seu quarto. Recordando o sonho de infância que ela tinha em desenhar mangás!
É assim que a Sawako reencontra sua força, sua vitamina (o que explica o nome do mangá) para poder continuar e passar por tudo isso e se reerguer da melhor forma.
É um mangá que também fala sobre a questão séria do bullying e como ela pode afetar e muito a vida de qualquer pessoa, não só de adolescentes. Sobre as atitudes das pessoas quando estamos em um momento de dificuldade. As únicas pessoas que ficaram ao lado da Sawako foram os pais dela, os outros eram apenas amigas falsos, que no primeiro deslize aproveitaram para pisar nela.
Apesar de ser uma história simples é até bem corrida por conta do tamanho, acabei ficando reflexiva sobre qual é a minha vitamina para poder realizar meus sonhos. Assim como com a Sawako!
Qual é a razão? O motivo? Por que você quer isso? Qual é sua vitamina?

 

Avaliação:
 
 
Bem, pessoal, é isto!
Já conheciam este mangá? Sim ou não? Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre esta postagem. Alguma dica, sugestão de post também são bem-vindas!