Olá, pessoas! Eis eu, Kyon, aqui!
Como vão? Eu espero que bem!
Enfim, estou hoje aqui para levantar alguns pequenos questionamentos acerca dessa nossa vida social e sim, tem a ver com a terapia da Anelise.
Ela já deve ter comentado por alto em algumas redes sociais (não tenho certeza se aqui no blog também) sobre os esquemas. Este é uma das coisas que ela trabalha na terapia, que fala que nos temos algumas crenças e comportamentos que são desproporcionais e todos eles tem alguma origem na nossa criação e que fazem ele sempre se reforçam quando precisamos encará-los. Uma destas é a de "Isolamento Social", que faz com a gente se sinta afastado ou alheio as interações sociais a nossa volta.
Tem também a "autocrítica", "padrões inflexíveis" e algumas outras, sendo 18 ao total! (Quem sabe Anelise não faça um vídeo sobre este tema quando conhecer todos os esquemas!)
E bom, com esses tempos de pandemia, creio que todos nós encaramos um pouco da crença de isolamento. Nos sentindo meio desconectados dos outras, do mundo, essas coisas.
Imagino que alguns escritores ou outras pessoas que trabalham com artes devem sentir exatamente a mesma coisa que eu vou descrever aqui.
Pode parecer que não, mas sim existem as panelinhas em qualquer lugar em que estamos inseridos e no meio artístico não é diferente. Existe aquele grupinho que sempre interage entre si, que troca divulgação e tal. E sempre tem as pessoas que estão fora desta panelinha, tentando entrar e ainda assim ficam de fora. Usando uma analogia melhor, estão no cabo da panela.
Ou parece sempre estar falando sozinha em redes sociais, fazendo um projeto muito legal e sentindo que está realmente sozinha e que o projeto é mais para si mesma e está tudo bem quanto a isso.
Ou quando se tenta quebrar algumas barreiras e manda alguma divulgação para alguém ajudar, se inscreve em algum evento ou concurso... Não é respondida, sente que é ignora ou sente que rola um "boicote" meio que não proposital.
Tudo isso que citei são só apenas algumas das tantas coisas que a Anelise sente com relação a carreira literária dela (e até no trabalho), que se caracterizam pelo esquema de "Isolamento Social".
Ela sempre tem essa sensação de estar meio de fora, de nunca parecer que faz parte de um grupo... Essas coisas assim!
Não sei se alguém que lê aqui o blog também tem esses mesmo sentimentos e pensamentos, mas acredito que seja bastante normais, ainda mais hoje com redes sociais e com o agravante da pandemia.
Sabemos bem que esses tipos de sentimentos não são saudáveis, porém, por outro lado, não tem nada de errado em senti-los. A questão é realmente saber de onde ele surge - no passado mesmo - e também não deixar que ele venha à tona e acabe atrapalhando a sua vida atualmente.
Enfim, era só uma reflexão que quis levantar. Perdoem o devaneio um cadinho longo.
E vocês, já tiveram sensações parecidas com as descritas aqui? Comentem ai!
Até a próxima!
Beijos do Kyon!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário sobre esta postagem. Alguma dica, sugestão de post também são bem-vindas!