terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Por que eu não reviso alguns textos meus?

Olá, pessoas!
Vamos a mais um postagem em que falo sobre coisas aleatórias da vida de autora.
Quem também é autor sabe que a revisão faz sim para do processo de produção de um texto, livro, conto. Mas sabe, eu tenho um pensamento um pouco diferente acerca disso.
Alguns autores vão dizer que eles mesmos fazem a revisão do próprio texto e que dá super certo. Mas, comigo é totalmente diferente.
Só consigo eu mesma revisar se o texto tiver um bom tempo de maturação, um tempo sem que eu sequer ponha os olhos nele. Fora isso, eu realmente preciso pedir a um beta, que é meu namorado mesmo, para fazê-lo para mim. (Mesmo que dá última vez, quando ele não devia deixar os erros passaram, ele deixou e isso acabou me prejudicando por se tratar de um concurso. E calma, não estou jogando minha "perda" nas costas dele. Enfim, águas passadas.)
Mas por que eu mesma não o faço se já deu merda uma vez?
Eu tenho o seguinte pensamento: Se acabo por reler um texto novo, a fim de revisá-lo, como a ideia dele é ainda bastante presente na minha mente, pode acontecer de eu acabar "lendo" com o pensamento que eu escrevi e não com um certo olhar de revisão, ai mesmo com várias releituras, acaba sempre passando alguma coisa. Só em casos de extrema necessidade e falta de tempo de um beta que o faço. Fora isso, como disse acima, peço alguém para revisar para mim.
Ainda me lembro o dia em que expliquei isso a uma amiga e ela entendeu meu ponto de vista. Sei que tem gente que pode não concordar comigo, que tem medo talvez de dar uma versão totalmente crua do seu texto para alguém. Até manda alguém revisar, mas como uma "última passada de olho", porque ela mesma já fez várias antes. Não vejo nada de errado, cada um com seu cada qual.
Eu só confio demais (o que se mostrou ser um problema um vez, claro) no meu beta e como essa pessoa sempre leu meus textos após eles serem feitos, mesmo me constrangendo e olhava enquanto escrevia. Já virou costume até! haha
Era só isso. Até a próxima!

2 comentários:

Tamara Mansur disse...

Oláá! tudo bem??
Nossa, mas esse negócio de revisar o próprio texto realmente não dá certo muitas das vezes.. Eu sou a louca da revisão, mudo tudo o tempo todo! Mas tem coisas que só outra pessoa pode nos dizer. Meu leitor beta também é meu namorado <3
beeijo

http://lecaferouge.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Oi, Ane! Também concordo com seu ponto de vista! Quando nós lemos um texto nosso, acabamos já sabendo o que cada ideia implícita significa, o que pode prejudicar enormemente a leitura para alguém que não vive na nossa mente hahahahha No meu caso, a minha leitora beta é a minha mãe, que sempre tem um olhar crítico para dizer "Mas e aquele personagem? Não era de outro lugar?"! Beijinhos, Beatriz.

O Diário de uma Escritora Iniciante